Uberground recebe Prêmio Triângulo de Comunicação 2022 na categoria Mídias Sociais
Criado em 2017 com o objetivo de valorizar o trabalho dos jornalistas e estudantes de jornalismo em Uberlândia, o Prêmio Triângulo de Jornalismo a partir de 2022 passa a se chamar Prêmio Triângulo de Comunicação. Da mesma forma que as três primeiras edições – 2017, 2018 e 2019 – da quarta edição em diante além do trabalho dos jornalistas outros ramos da comunicação também serão reconhecidos.
No dia 11 de agosto foram conhecidos os vencedores da quarta edição e o Uberground foi premiado na categoria Mídias Sociais. Para a editora Adreana Oliveira, essa que lhes escreve, esse reconhecimento vindo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é mais um incentivo para o site, fruto do Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação da mesma universidade.
Para o idealizador do prêmio, o professor doutor Marcelo Marques, Uberlândia e região têm uma produção de alto nível em comunicação social, por isso a importância do prêmio, iniciativa inédita na cidade. E neste ano foram recebidos trabalhos de outras cidades e Patos de Minas venceu em uma categoria. Neste ano o tema foi “Empatia, Ciência e Cidadania”.
Nesta edição foram dois os homenageados por serviços prestados à comunicação da cidade. Celso Machado, um contador de histórias como poucos, que passeia entre o jornalismo, a publicidade e o audiovisual e um dos grandes guardiões da memória da história de Uberlândia. O outro é Carlos Magno d’Armada, nome forte da publicidade local.
ACADEMIA E MERCADO
O Prêmio Triângulo de Comunicação abrange trabalhos profissionais e de estudantes, e ainda tem uma categoria voltada para estudantes de segundo grau. Para o idealizador, é uma forma de colocar aproximar o curso de Jornalismo da UFU da comunidade.
A edição de 2022 contou com assessoria dos alunos do curso de jornalismo da UFU, como parte da disciplina de Comunicação Organizacional e Assessoria de Imprensa, sob orientação da professora Ana Paula Teixeira.