Loading…
Banda Venosa por Adreana Oliveira

Venosa celebra 14 anos de trajetória com show na esplanada do Teatro Municipal

Venosa em “Come together” (Youtube Venosa)

A pasta catálogo com as letras das músicas deu lugar a teleprompters, smartphones ou tablets no palco. O visual tem sido aprimorado ao longo do tempo. A formação da banda passou por algumas mudanças. E o top 10 do rock variou muito ao longo de 14 anos. Mas uma coisa é constante, o comprometimento da Venosa com a música e ao torna-la seu modo de vida inspira outros músicos e toda a cadeia produtiva da arte e principalmente, leva alegria para um público que já se acostumou à excelência.

Há um ano o Uberground acompanhou a banda no festival Conexão, no qual reuniram milhares de pessoas em noite que teve participação do Digão, dos Raimundos, na área externa do Teatro Municipal de Uberlândia e na noite anterior se apresentaram em formato eletroacústico no palco interno.

Neste sábado (21) eles voltam à mesma esplanada para celebrar sua trajetória a partir das 17h no festival Abrigo. O evento tem entrada franca, ingresso mediante doação de 1 litro de leite longa-vida. Tudo que for arrecadado será entregue à Apae de Uberlândia.

Em uma entrevista realizada em 2022 perguntei a Hugo Barata, vocalista e fundador da Venosa, ao que ele credita a longevidade da banda.

“A cada show a gente se empenha em fazer o melhor naquele momento e nos bastidores a Venosa é mais que uma banda. Somos uma empresa e quando olho pro lado me vejo cercado por pessoas que estão comprometidas com a nossa proposta”.

Da formação original segue com Barata o tecladista, guitarrista, backing vocal e maestro Guilherme Vidal, responsável pelas belíssimas versões do show eletroacústico que reuniu clássicos da música internacional com clássicos da música brasileira. Outro que está há mais tempo no grupo é o baterista João Guerra, o coração da banda, detentor de uma postura firme e uma batida perfeita.

O baixista Douglas Landin e o guitarrista José Guilherme Rangel chegaram com sangue novo, talento e outras influências para somar.

“A gente tem uma boa sintonia e estamos aí para provar que o rock não é algo que está no passado, ele se renova a cada geração e a gente vai junto com referências diferentes que trazem essa diversidade boa que o rock nos proporciona”, comenta Barata.

Por essas e por outras é que sempre que você começa a assistir um show da Venosa dificilmente você conseguirá sair antes de acabar. Mas uma banda não vive só do espetáculo que o púbico assiste.

“A Venosa é uma banda e uma empresa, temos pessoas nos bastidores das quais dependemos para que tudo fique perfeito na apresentação. Desde o motorista, passando pelos técnicos e a equipe que nos ajuda com essa forma de comunicar nos dias de hoje em que precisamos ter uma presença forte também no meio digital e saber que nosso trabalho também representa o sustento dessas pessoas é o que nos move e nos deixa felizes”, disse Barata.

Esse comprometimento tem rendido muitos frutos. Entre eles destacamos alguns como chegar às finais do festival europeu EDP Live Bands (2017) e o Concurso de Bandas do festival João Rock (2013). E não para por aí, alcançaram também destaque, segundo o Zankyou, como uma as 10 melhores bandas de casamento do país. E ainda tem alguns fã-clubes que ajudam a divulgar ainda mais os shows.

Em sua terra natal estava presente na passagem da Tocha Olímpica por Uberlândia e tem se destacado ainda em eventos particulares, festivais de inovação e tecnologia e o céu é o limite.

O primeiro álbum autoral da banda, “Uma Ópera Rock”, foi lançado em 2018 e deixa claro a veia roqueira do grupo. Entre as participações, Tico Santa Cruz (Detonautas) e o rapper Vaine. Tico tornou-se um grande parceiro da banda e se apresentam juntos com alguma regularidade, assim como há alguns anos foi com Nando Fernandes e com Beto Bruno.

“Essas parcerias proporcionam compartilhamentos que trazem uma energia e tanto pra gente. Compartilhamos experiências, públicos diferentes e nos divertimos muito”.

E que o ônibus do Venosa siga rodando por essas estradas brasileiras levando rock para o Brasil afora e enchendo Uberlândia de orgulho.

SERVIÇO

O QUE: Festival Abrigo
QUEM: Venosa + Juliana Gomes e Laura Rogalli + DJ Six + Junior Groovador & Friends
QUANDO: 21 de abril
HORÁRIO: a partir das 17h
LOCAL: Esplanada do Teatro Municipal de Uberlândia
ENTRADA FRANCA: doação de 1 litro de leite longa vida que vai para a Apae Uberlândia
MAIS INFORMAÇÕES: @venosarock

Deixe um comentário