Uberlândia na Rota das Culturas inicia ano com novidade no foyer, valorizando artistas locais
Em março serão retomados em Uberlândia os espetáculos de circulação nacional que chegam à cidade por meio do projeto Uberlândia na Rota das Culturas (leia mais aqui). E eles voltam com uma novidade que celebra e valoriza os artistas locais. Neste ano, uma hora antes de todos os espetáculos haverá performance de artistas mineiros, exposições fotográficas, entre outras manifestações artísticas.
Estão programadas ainda a exposição fotográfica “Na Trilha da Rota”, apresentações artísticas gratuitas de grupos locais em espaços públicos e escolas e, ainda, oficinas e debates que serão ministradas por grupos convidados e oferecido à população artística local.
Para abrir a programação, será apresentada a performance cênico-musical “Da Janela Azul”, nos dias 8m 9 e 10 de março. As apresentações acontecem no hall de entrada do Teatro Municipal de Uberlândia, sempre uma hora antes das apresentações das peças nacionais.
“Da Janela Azul” foi estrategicamente escolhida pelo final de semana que celebra o Dia Internacional da Mulher. Trata-se de um recorte no universo feminino protagonizado pela a bailarina Luciana Bernardes, a escritora Juliana Schroden, a cantora Isa Nunes e a violinista Ana Paula, que prometem envolver o público em uma atmosfera leve e poética, mesmo com um tema tão difícil de trabalhar.
Segundo material de divulgação para a imprensa, a apresentação é ancorada na obra “A Janela de Frisos Azuis”, da jornalista e escritora Mônica Cunha, cuja narrativa se inspira em histórias reais de mulheres que sofreram abusos nos relacionamentos conjugais. Isso feito de maneira sensível e em uma escrita permeada de metáforas que dão asas às personagens, instalando-as mais na coragem do que no medo, na autovalorização do que na omissão.
O espetáculo conta com adaptação da literatura para o teatro do jornalista e produtor cultural Carlos Guimarães junto com o ator e cineasta Umberto Tavares, responsável pela direção cênica. O público conhecerá, por meio de movimentos e musicalidade, as personagens Girassol, Borboleta, Luz e Flor de Sal, que representam todas as mulheres do planeta que resistem à misoginia e às relações abusivas e destruidoras.
SERVIÇO:
O QUE: Performance cênico-musical “Da Janela Azul”
QUANDO: 8, 9 e 10 de março 2024
HORÁRIO: 8 e 9 às 19h e 10 às 17h
LOCAL: Hall de entrada do Teatro Municipal de Uberlândia
ACESSO: gratuito