Sesc realiza mais uma edição do “Arte da Palavra”, ainda dá tempo de conferir a programação em Uberlândia
Sete unidades do Sesc em Minas Gerais recebem, desde abril, mais uma edição do projeto nacional “Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras”. O objetivo é estimular a formação de leitores e a divulgação de novos autores. Na unidade de Uberlândia a programação começa dia 18 e segue até dia 23 de maio.
Por meio de apresentações artísticas, palestras, debates e oficinas, o “Arte da Palavra” divide as atrações em três frentes: Circuito dos Autores, que promove encontros e bate-papos entre escritores de localidades distintas, propiciando uma troca de experiências entre os profissionais e o público;
Circuito de Oralidades: uma apresentação em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas e Circuito de Criação Literária: uma ação formativa que, por meio de oficinas, possibilita a reflexão e a criação nas diferentes formas e práticas de escrita.
Em Uberlândia, o Circuito Oralidades receberá Preto Tipuá, que é rapper, compositor e roteirista, natural de Amarante – cidade quilombola no Piauí. Ele apresentará a performance poética: “Resquícios da Maafa”, que aborda narrativas com relatos de vivências, vontades existentes e fictícias de uma pessoa preta que vive na diáspora neste país.
O Circuito Autores recebe para um debate literário Maria de Regino, criadora do projeto “A hora do conto”, no qual são contadas histórias da tradição oral (lendas, contos de fadas) para surdos e ouvintes e, Otávio Junior (RJ) que é escritor infantil premiado com o Prêmio Jabuti em 2020, ficou amplamente conhecido por abrir a primeira biblioteca das favelas do Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, um projeto social chamado Ler é 10. O debate será mediado pelo jornalista, crítico literário e escritor Bruno Inácio.
O Circuito Criação Literária contará com uma oficina para despertar a leitura e literatura em crianças e jovens e incentivar os participantes a escreverem suas próprias histórias. Ministrada por Claudia Lins (GO), jornalista, escritora, pós-graduada em Literatura Infantil e Contação de Histórias na Sala de Aula pela Universidade de Araraquara (SP) e autora com cerca de 30 livros.
SERVIÇO
“Arte da Palavra” em Uberlândia
Circuito Autores: Maria do Regino e Otávio Junior | 18/05 | 16h | Sabiá Livros (Rua Péricles Vieira da Mota, 278 – Santa Mônica)
Circuito Oralidades: Preto Tipuá | Data: 18/5 | 19h | Sabiá Livros
Circuito Criação Literária: oficina com Claudia Lins | 20,22,24/5 das 14 às 17h ou 21 e 23/5 das 8h às 11h | Sesc Uberlândia | Inscrições: R$ 20, pré-inscrição pelo link: tiny.cc/artedapalavra | Indicação: Crianças a partir dos 8 anos acompanhadas ou não dos pais