Loading…

“Sagração”, novo espetáculo da Cia. Deborah Colker, chega a Uberlândia na próxima semana com ingressos esgotados

A Companhia de Dança Deborah Colker retorna a Uberlândia na próxima semana com a apresentação de seu novo espetáculo, “Sagração”. Com ingressos já esgotados, a exibição acontecerá no Teatro Municipal, às 20h. O trabalho, dirigido pela coreógrafa que dá nome ao grupo, promove um encontro entre a música clássica de Stravinsky e ritmos brasileiros. A produção local é do projeto Uberlândia na Rota das Culturas.

O espetáculo é inspirado por visões ancestrais sobre a origem do mundo, e seu processo criativo levou cerca de dois anos e meio. Trata-se de uma livre adaptação de “A Sagração da Primavera”, obra composta pelo russo Igor Stravinsky, que ganhou projeção mundial com sua estreia em Paris, em 1913, coreografada por Vaslav Nijinsky e produzida por Sergei Diaghilev para os Ballets Russes. A composição musical é considerada revolucionária por introduzir estruturas rítmicas e harmônicas nunca antes utilizadas em partituras.

Em parceria com o diretor musical Alexandre Elias, Deborah Colker incorporou à partitura instrumental de Stravinsky a sonoridade vibrante das florestas e ritmos brasileiros. Boi bumbá, coco, afoxé e samba foram integrados à criação de Stravinsky, e aos acordes da orquestra foram somados instrumentos como flauta de madeira, maracá, caxixi e tambores. Paus de chuva também entram em cena no arranjo, que é executado ao vivo pelos próprios bailarinos.

A Companhia Deborah Colker está em turnê comemorativa de seus 30 anos de trajetória. Ao longo dessa jornada, foram mais de 2 mil apresentações em mais de 100 cidades de 32 países, alcançando um público estimado de 3,5 milhões de pessoas. O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras.

QUEM FAZ O ESPETÁCULO ACONTECER

“Sagração”, novo espetáculo da Cia. Deborah Colker (Divulgação)

Criação, Coreografia e Direção: Deborah Colker | Direção Executiva: João Elias | Direção Musical: Alexandre Elias | Dramaturgia: Nilton Bonder | Direção de Arte e Cenografia: Gringo Cardia | Desenho de Luz: Beto Bruel | Figurinos: Claudia Kopke | Produção local: Uberlândia na Rota das Culturas Carlos Guimarães e Maíra Pelizer | Assessoria de imprensa local: Cristiane Guimarães

Deixe um comentário