Loading…
PALÁCIO DOS LEÕES - VALTER DE PAULA - SECOM PMU

Prédios e outros espaços públicos de Uberlândia ganham nova iluminação e ficam mais atrativas

Banda Municipal se apresenta na praça Clarimundo Carneiro, ao fundo, nova iluminação do Coreto (Valter de Paula/Secom PMU)

No início deste ano pontos emblemáticos de Uberlândia ganharam mais visibilidade à noite, começando pela Praça da Bíblia, a praça do Terminal Rodoviário da cidade. Agora, com mais uma etapa do projeto concluída, a nova iluminação já pode ser vista também em prédios como o Palácio dos Leões, O Centro Municipal de Cultura, o Mercado Municipal e outros 14 espaços.

Ao participar da inauguração da nova iluminação da praça Clarimundo Carneiro, o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão disse que essa modernização é importante por contribuir com a valorização das praças e prédios públicos.

“Ao mesmo tempo, conseguimos oferecer mais segurança e bem-estar às pessoas que utilizam os ambientes atendidos e ainda possibilitamos mais condições de que todos possam contemplar as belezas naturais e arquitetônicas destes espaços”, disse o prefeito.

A novidade chega por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) entre a Prefeitura de Uberlândia e a concessionária Engie Soluções, empresa especializada em energia de baixo carbono e serviços. As lâmpadas antigas com duração média de 30 mil horas foram substituídas por lâmpadas de LED, com período de vida útil de 102 mil horas.

O estádio Parque do Sabiá, por exemplo, recebeu 72 luminárias coloridas de diodo emissor de luz (LED), que mudam de cor. No entorno, foram utilizadas 33 luminárias para reforçar a iluminação e a segurança externa e, ainda, seis projetores que destacam o letreiro da fachada.

Para Marcus Cunha, diretor de operações da Engie Soluções, a importância da iniciativa soma-se a outras vantagens, como a economia nas contas públicas. “Além do realce estético que a iluminação de destaque proporciona, valorizando o lugar, será possível um maior uso e aproveitamento desses locais no período da noite. Tudo isso, com uma redução de custos superior a 55% no consumo de energia”.

Desde que assumiu a concessão, em 2020, a empresa já investiu R$ 82 milhões.

VEJA QUAIS SÃO OS 18 LOCAIS COM NOVA ILUMINAÇÃO

Arena Sabiazinho | Casa da Cultura | Centro Administrativo Municipal |Centro Municipal de Cultura | Elevado da av. João Naves de Ávila | Escola Estadual de Uberlândia (Museu) | Espelho d’Água (Parque do Sabiá) | Estádio Municipal Parque do Sabiá | Igreja do Rosário | Mercado Municipal | Mundo da Criança (Parque do Sabiá) | Museu Municipal | Parque Aquático (Parque do Sabiá) | Praça Tubal Vilela | Rodoviária (Praça da Bíblia) | Sede da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) | Teatro Municipal | Transitolândia (Parque do Sabiá)

BRILHO OFUSCADO PELO DESRESPEITO

Congadeiros diante da Igreja do Rosário na cerimônia “Bandeira do Aviso” antes do ataque sofrido (Danilo Henriques/Secom PMU)

Um dos principais pontos de Uberlândia a ganhar mais destaque à noite é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, na Praça do Rosário. O local recebeu a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito na noite do dia 7 de julho, dentro dos preparativos para a ela Festa do Congado, que aconteceu no domingo (9).

A Benção das Bandeiras acontece durante a cerimônia “Bandeira do Aviso” e marca a abertura da Festa do Congado 2023, festejo que faz parte da tradição cristã de matriz africana em que os devotos desfilam, rezam, cantam e dançam pelas ruas em celebração às santidades.

A festa é organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, com apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com toda documentação necessária aprovada.

Todos os trechos interditados para a passagem dos ternos são sinalizados. O terno Moçambique Estrela Guia passava pela rua Professor Pedro Bernardo com seus integrantes, cerca de 400, entre adultos e crianças, quando, segundo Boletim de Ocorrência, ovos foram arremessados contra o grupo vindos de um edifício.

Segundo matéria do G1 Triângulo, com base no Boletim de Ocorrência, a polícia informou que “os autores não foram identificados pelo solicitante e por nenhuma outra pessoa que se encontrava no local”.

REPÚDIO

Por meio de nota, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Uberlândia, lamentou que em pleno 2023, uma festa com uma tradição de 146 anos tenha seus integrantes “submetidos a uma situação vexatória e humilhante”.

A nota diz ainda: “Esperamos que os responsáveis pela ação vergonhosa sejam identificados e punidos de acordo com a lei. E que atos como esse continuem no passado e não no futuro de uma cidade que se quer rica economicamente e culturalmente”.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, também por meio de nota, repudiou à ação contra um patrimônio imaterial, histórico e cultural de Uberlândia. “A Festa do Congado é um momento de profunda alegria e confraternização para a cidade e não pode ser manchada por atos que ferem direitos e pessoas. A Secretaria reforça a importância do caso ser devidamente apurado pelas autoridades competentes para esclarecimento e punição dos responsáveis, bem como para que situações como essa não se repitam”.

Deixe um comentário