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Oscar 2025: A expectativa em torno de ‘Ainda Estou Aqui’, onde assistir, lista de indicados e apresentadores da noite em Los Angeles

Neste domingo, no Dolby Theatre, em Los Angeles, serão entregues as estatuetas mais cobiçadas do cinema. A 97ª edição do Oscar começa às 16h (horário local) ou 21h (horário de Brasília). Este ano, espera-se que a audiência brasileira supere os números dos anos anteriores, especialmente com a presença de “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, concorrendo em três categorias: Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz e Melhor Filme.

A sequência das premiações indica que os fãs do filme terão que aguardar até os minutos finais da transmissão para torcer por ele. Na TV aberta, a Globo começa sua transmissão às 21h55, enquanto o canal fechado TNT e a plataforma MAX iniciam a cobertura às 19h30 com o Tapete Vermelho. O canal Omelete também acompanhará o evento ao vivo, a partir das 19h30.

Apresentadores

O apresentador Conan O´Brien será o mestre de cerimônias (Reprodução Instagram Conan O´Brien)

Exibido pela ABC nos Estados Unidos, “The Oscars” terá transmissão simultânea para mais de 200 países. O mestre de cerimônias é Conan O´Brien. Confira os artistas confirmados pelo showrunner Raj Kapoor e pela produtora executiva Katy Mullan para a entrega dos prêmios no Oscar 2025:

Alba Rohrwacher | Amy Poehler | Ana de Armas | Andrew Garfield | Ben Stiller | Bowen Yang | Cillian Murphy | Connie Nielsen | Dave Bautista | Da’Vine Joy Randolph | Elle Fanning | Emma Stone | Gal Gadot | Goldie Hawn | Halle Berry | Harrison Ford | Joe Alwyn | John Lithgow | June Squibb | Lily-Rose Depp | Margaret Qualley | Oprah Winfrey | Penélope Cruz | Rachel Zegler | Robert Downey Jr. | Samuel L. Jackson | Scarlett Johansson | Selena Gomez | Sterling K. Brown | Whoopi Goldberg | Willem Dafoe | Zoe Saldaña

Independentemente dos prêmios, indicações já têm impacto positivo no Brasil

Fernanda Torres chega no jantar dos indicados ao Oscar (Emma McIntyre – WireImage)

No Brasil, o clima é de uma grande final de Copa do Mundo, misturado com o espírito do Carnaval. Mas, independentemente do que acontecer após o “...and the Oscar goes to...” nas três categorias, “Ainda Estou Aqui”, que narra a luta da advogada e ativista dos Direitos Humanos Eunice Paiva (1971-1996) para que o governo militar fosse responsabilizado pela morte de seu marido, Rubens Paiva, já se considera um vencedor. (Leia a resenha aqui).

O filme, produzido ao longo de sete anos, é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015. A obra narra como o desaparecimento de Rubens Paiva impactou sua família: sua esposa Eunice e os quatro filhos. Rubens foi levado por militares à paisana em janeiro de 1971, em sua casa no Rio de Janeiro, e nunca mais retornou. Eunice, enquanto se formava em Direito, manteve a família unida e iniciou sua luta pelos Direitos Humanos.

O Uberground conversou com o cineasta Carlos Segundo, enquanto ele finalizava um filme na França, poucos dias após Fernanda Torres conquistar o Globo de Ouro de Melhor Atriz. Neste ano, o cineasta, diretor e professor, que começou sua carreira em Uberlândia, entrou para a Academia. Como votante, Carlos Segundo explicou o processo de votação: “São três fases. Como votante, entrei pela linha do curta-metragem. Nas duas primeiras fases, tenho a obrigação de votar nos curtas de ficção e de indicar minha escolha para Animação ou Filme Internacional — e eu escolhi Filme Internacional. Na terceira fase, todos os votantes escolhem em todas as categorias”, explicou.

Os votos dele para Ainda Estou Aqui nas categorias de Filme Internacional e Melhor Filme foram computados, mas Carlos acredita que a disputa será difícil. Segundo ele, o filme de Walter Salles não é o favorito para ganhar na categoria de Filme Internacional.

“A briga é difícil devido à construção sólida de outros filmes e aos temas mais urgentes que estão em pauta. A ditadura brasileira, embora seja o foco do filme, tem um impacto mais nacional. No entanto, quando o público assiste e entende a importância do momento, o impacto do filme ressoa. Há temas que podem parecer mais urgentes para o olhar estrangeiro”, comentou o cineasta.

Ele destacou os concorrentes fortes: “A Garota da Agulha”, da Dinamarca; “Emília Pérez”, que representa a França, embora a história seja mexicana; e “A Semente do Fruto Sagrado”, da Alemanha. Já para Melhor Filme, ele acredita que os concorrentes mais fortes são “O Brutalista”, “A Substância”, “Conclave” e o próprio “Emília Pérez”.

Acho bem difícil o Brasil levar essas duas categorias. Posso e quero estar enganado, mas este é o cenário. No entanto, é importante lembrar que essas indicações já têm um impacto positivo para o cinema brasileiro como um todo

Carlos Segundo destacou que o audiovisual brasileiro começou bem o ano com as indicações e premiações já conquistadas por “Ainda Estou Aqui”, especialmente com a inédita indicação ao Oscar de Melhor Filme. Esta conquista surge após seis anos de dificuldades e falta de incentivo no setor.

Embora o impacto sobre a produção em geral ainda seja incerto, o cineasta acredita que essa visibilidade ajudará a criar uma expectativa para projetos futuros, consolidando esse momento. “Mesmo o filme não tendo se beneficiado de incentivos públicos, esse setor, que está se reerguendo aos poucos, deve ser mais valorizado. Essas indicações mostram um novo momento para o cinema brasileiro, reforçando a necessidade de olharmos para o cinema nacional com mais atenção. Isso abre novas portas para realizadores e realizadoras, e certamente terá um impacto muito positivo para todos nós”, disse Carlos.

A indicação de Fernanda Torres, por exemplo, após a de Fernanda Montenegro, mostra o quanto é árduo esse processo. É um ciclo sendo construído. Foram quase 30 anos até que uma atriz brasileira fosse indicada novamente

Ele também elogiou o trabalho de Walter Salles, afirmando que o cineasta soube compreender a visão que o Oscar busca e criou uma obra com todos os elementos necessários para conquistar um público mais amplo.

De acordo com dados mais recentes da Ancine, “Ainda Estou Aqui” já foi visto por 4,1 milhões de espectadores no Brasil e arrecadou R$ 85,41 milhões em bilheteiras globais. O filme já conquistou mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, incluindo Melhor Roteiro no Festival de Veneza e Melhor Atriz para Fernanda Torres no Globo de Ouro.

Foto da Capa: Sony Classics

Confira os indicados nas principais categorias

Ator Coadjuvante
Yura Borisov por “Anora”
Kieran Culkin por “A Verdadeira Dor”
Edward Norton por “Um Completo Desconhecido”
Guy Pearce por “O Brutalista”
Jeremy Strong por “O Aprendiz”

Figurino
“Um Completo Desconhecido”
“Conclave”
“Gladiador 2”
“Nosferatu”
“Wicked”

Maquiagem e Cabelo
“Um Homem Diferente”
“Emilia Pérez”
“Nosferatu”
“A Substância”
“Wicked”

Trilha Sonora
“O Brutalista”
“Conclave”
“Emilia Pérez”
“Wicked”
“O Robô Selvagem”

Curta-Metragem Com Atores
“A Lien”
“Anuja”
“I”M Not A Robot”
“The Last Ranger”
“The Man Who Could Not Remain Silent”

Curta-Metragem Animado
“Beautiful Men”
“In The Shadow Of Cypress”
“Magic Candies”
“Wander To Wonder”
“Yuck!”

Roteiro Adaptado
“Um Completo Desconhecido”
“Conclave”
“Emilia Pérez”
“Nickel Boys”
“Sing Sing”

Roteiro Original
“Anora”
“O Brutalista”
“A Verdadeira Dor”
“Setembro 5”
“A Substância”

Atriz Coadjuvante
Monica Barbaro por “Um Completo Desconhecido”
Ariana Grande por “Wicked”
Felicity Jones por “O Brutalista”
Isabella Rossellini por “Conclave”
Zoe Saldaña por “Emilia Pérez”

Canção Original
“El Mal” – “Emilia Pérez”
“The Journey” – “The Six Triple Eight”
“Like A Bird” – “Sing Sing”
“Mi Camino” – “Emilia Pérez”
“Never Too Late” – “Elton John: Never Too Late”

Documentário
“Black Box Diaries”
“No Other Land”
“Porcelain War”
“Soundtrack To A Coup D”Etat”
“Sugarcane”

Documentário de Curta-Metragem
“Death By Numbers”
“I Am Ready, Warden”
“Incident”
“Instruments Of A Beating Heart”
“The Only Girl In The Orchestra”

Filme Internacional
“Ainda Estou Aqui” – Brasil
“A Garota da Agulha” – Dinamarca
“Emilia Pérez” – França
“A Semente Do Fruto Sagrado” – Alemanha
“Flow” – Letônia

Animação
“Flow”
“Divertida Mente 2”
“Memórias De Um Caracol”
“Wallace & Gromit: Avengança”
“O Robô Selvagem”

Direção de Arte
“O Brutalista”
“Conclave”
“Duna: Parte 2”
“Nosferatu”
“Wicked”

Montagem
“Anora”
“O Brutalista”
“Conclave”
“Emilia Pérez”
“Wicked”

Som
“Um Completo Desconhecido”
“Duna: Parte 2”
“Emilia Pérez”
“Wicked”
“O Robô Selvagem”

Efeitos Visuais
“Alien: Romulus”
“Better Man: A História de Robbie Williams”
“Duna: Parte 2”
“Planeta dos Macacos: O Reinado”
“Wicked”

Fotografia
“O Brutalista”
“Duna: Parte 2”
“Emilia Pérez”
“Maria Callas”
“Nosferatu”

Ator
Adrien Brody por “O Brutalista”
Timothée Chalamet por “Um Completo Desconhecido”
Colman Domingo por “Sing Sing”
Ralph Fiennes por “Conclave”
Sebastian Stan por “O Aprendiz”

Atriz
Cynthia Erivo por “Wicked”
Karla Sofía Gascón por “Emilia Pérez”
Mikey Madison por “Anora”
Demi Moore por “A Substância”
Fernanda Torres por “Ainda Estou Aqui”

Direção
Sean Baker por “Anora”
Brady Corbet por “O Brutalista”
James Mangold por “Um Completo Desconhecido”
Jacques Audiard por “Emilia Pérez”
Coralie Fargeat por “A Substância”

Melhor filme
“Anora”
“O Brutalista”
“Um Completo Desconhecido”
“Conclave”
“Duna: Parte 2”
“Emilia Pérez”
“Ainda Estou Aqui”
“Nickel Boys”
“A Substância”
“Wicked”

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