Orquestra Sesc de Viola celebra uma década com show no Teatro Municipal de Uberlândia
Segundo registros históricos, a viola portuguesa chegou ao Brasil por volta do século XV e era usada pelos colonizadores para encantar ou catequizar os indígenas. Dessa viola surgiu o que hoje conhecemos como viola caipira, ou viola cabocla, um instrumento com cinco pares de cordas de aço, dezenas de tipos de afinação e uma infinidade de possibilidades sonoras.
Além de estar diretamente conectada às tradições do interior brasileiro, a viola caipira é objeto de admiração e pesquisa em todo o Brasil. Para que essa tradição continue viva, a formação de novos violeiros é fundamental para a perpetuação de sua história.
Há dez anos, o Sesc Uberlândia iniciou um projeto que deu origem à sua Orquestra de Viola. Neste sábado (24), a orquestra celebra seus 10 anos de história com um concerto especial no Teatro Municipal de Uberlândia. Por meio de um curso completo com quatro anos de duração, além de ensaios, encontros e trocas de experiências, os músicos formados e em formação pelo projeto se reunirão novamente no palco.
O concerto é uma realização do Sistema Fecomércio MG, Sesc em Minas e Sindicomércio de Uberlândia. Para assistir, basta trocar 2 litros de leite longa vida (mais informações abaixo), que serão doados ao programa Mesa Brasil.
Estão confirmadas as presenças dos violeiros Zé Mulato e Cassiano, Marcus Biancardini e Tarcísio Manuvéi no evento, que celebra não só a história da orquestra, mas também a emblemática viola caipira brasileira.
Para o instrutor e atual regente da orquestra, Luiz Mazza, essa data comemorativa marca a renovação do compromisso com a arte, a educação e a comunidade.
“Nossa missão de preservar as manifestações da cultura popular da região tem sido cumprida com dedicação e paixão ao longo desses anos. É uma honra fazer parte desse legado e testemunhar o impacto positivo que temos na vida de tantas pessoas”, disse ele em material distribuído à imprensa.
Os violeiros e violeiras estão se preparando para uma apresentação memorável, que contará com a participação de um grupo de catira, unindo duas artes irmãs. Com a Orquestra de Viola, o Sesc não trabalha apenas a música e o instrumento; é também uma oportunidade de convivência e vivência musical em conjunto, fortalecimento dos laços comunitários e enriquecimento da cultura local.
Projetos como esse impactam a vida de muitas famílias, pois a música contribui para o desenvolvimento artístico de pessoas de todas as idades, levando à transformação social e à promoção da cidadania.
SERVIÇO
O QUE: Concerto “Dez anos da Orquestra Sesc de Viola”
QUEM: Orquestra Sesc de Viola
QUANDO: sábado (24/08)
HORÁRIO: 18h às 20h
LOCAL: Teatro Municipal de Uberlândia (Av. Rondon Pacheco, 7.070 – Tibery)
INGRESSOS: troca mediante doação de 2l de leite longa vida
ONDE TROCAR: Central de Relacionamento do Sesc Uberlândia (rua Benjamin Constant, 844 – Aparecida) ou no local (sujeito a lotação do espaço)
CLASSIFICAÇÃO: livre