Loading…
JESSICA LEWIS - PEXELS.COM

Oficinas de produção audiovisual gratuitas estão com inscrições abertas em Uberlândia

O setor audiovisual no Brasil está em um momento de retomada e são boas as perspectivas para os próximos anos. Impactada por um desmonte na cultura promovido pelo último governo, aos poucos, a indústria busca formas de reestabelecer-se. Por isso, conhecimento na área pode significar emprego para muita gente, principalmente nos bastidores.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia está com inscrições abertas para o programa Usinas Culturais, que vai oferecer oficinas de produção de audiovisual gratuita. Terão prioridade na inscrição jovens negros de até 29 anos e mulheres negras em situação de vulnerabilidade social. Caso essas vagas não sejam preenchidas serão disponibilizadas para a população em geral. As oficinas serão ministradas no Centro Municipal de Cultura a partir de fevereiro.

Segundo informações da Agência Nacional de Cinema (Ancine), foram quase R$ 900 milhões destinados para a atividade audiovisual, de um total de R$ 1,27 bilhão aprovados em planos de ação para 2021 e 2021.

De acordo com a pesquisa global de Entretenimento e Mídia da PwC, divulgada pelo InforChannel, esse mercado deve crescer 4,7% até 2025 no Brasil.

Para a secretária de Cultura e Turismo de Uberlândia, Mônica Debs, em material divulgado pela Comunicação Social da Prefeitura, afirma que o programa de capacitação chega em um bom momento. Para ela, a internet virou uma imensa vitrine e investir em produção de conteúdo em seus diferentes formatos não é só importante, é necessário.

A fotografia, o roteiro, o cinema, a captação e mixagem de áudio, produção de vídeos, tudo isso que está presente na arte e na cultura, se tornou ferramenta estratégica para se destacar e conquistar espaço num mercado que, cada vez mais, demanda pessoas capacitadas para alimentar, de forma criativa, as redes sociais, por exemplo

Mônica Debs, Secretária de Cultura e Turismo de Uberlândia

O programa Usinas Culturais é composto por nove oficinas de produção audiovisual, cada uma com carga horária específica e duração média de 2 a 4 meses, com turmas de manhã, tarde e noite e um candidato pode se inscrever em mais de uma modalidade. O encerramento das inscrições podem variar de acordo com o fechamento das turmas.

Com inscrições abertas por meio do link (clique aqui), o programa Usinas Culturais irá oferecer nove oficinais de Produção de Audiovisual (veja abaixo), priorizando a inscrição de jovens negros (até 29 anos) e mulheres negras em situação de vulnerabilidade.

Confira as oficinas de produção audiovisual gratuitas

  • Introdução a linguagem cinematográfica – teórica e experimental em coletivo – ficção, documentos, clips e publicitários
  • Criação e formatação de roteiros
  • Concepção, captação e edição em audiovisual
  • Produção de audiovisual de baixo custo
  • Mídia livre e produção de conteúdo para mídias sociais
  • Direção de fotografia e iluminação
  • Edição
  • Captação e mixagem em áudio
  • Animação 3D

INSCRIÇÕES

Para se inscrever gratuitamente no programa Usinas Culturais clique aqui. Em caso de dúvidas ligue para 3236-8011 ou envie um e-mail para: oficinausinasinscricao@gmail.com.

Deixe um comentário