Loading…

O refúgio de Dolores Mendes na natureza é compartilhado em novo livro

A jornalista e escritora Dolores Mendes escreve dedicatória em “Ventos e Borboletas”, que será lançado nesta quarta (Foto: Assis Editora)

Dolores  Mendes. Para resumir sua biografia bastaria dizer que é uma jornalista que adotou Uberlândia como seu segundo lar e é autora do livro de crônicas “Ribanceira” (2014, Assis Editora).

Mas difícil mesmo seria resumir o impacto que esta mulher causa às pessoas com quem convive. Atuante durante mais de três décadas no jornalismo local, deixando sua marca principalmente no jornalismo impresso. Sempre com uma apuração impecável e a empatia que emana de grandes profissionais da comunicação, deixou a sua marca.

Dolores Mendes sempre ouviu mais do que falou porque a cada reportagem, não importa sobre quem ou o que, deixava o seu melhor impresso ali.

Atualmente ela tem conseguido se dedicar a uma outra paixão. A literatura. Em comum com o jornalismo a possibilidade de impactar, sensibilizar as pessoas pelas palavras.

A jornalista e escritora lança nesta quarta-feira (30), seu segundo livro, “Ventos e Borboletas” (Assis Editora). Perguntei o que a inspirou nessa nova jornada marcada por uma pandemia e enfatizada por seu poder de observação.

“Saber que estou comovendo pessoas e fazendo com que se identifiquem com sentimentos, emoções e cotidianos, com coisas que às vezes achamos que são só nossas, que ficam guardadas na alma”, respondeu.

O livro foi todo escrito na casa dela, em Cruzeiro dos Peixotos, distrito de Uberlândia, “em meio à natureza, por isso há tanta natureza nele”, comentou. E deste lugar, onde as pessoas ainda deixam as portas de casa destrancadas, conversam e conhecem os vizinhos e estão sempre prontos a prosear, ela sai pra visitar a família no Sul do Brasil, acompanhar alguma atração cultural em Uberlândia.

E hoje ela espera os amigos, depois de tanto tempo em isolamento forçado, para voltar a celebrar a arte do encontro. Assista aqui a um bate papo de Dolores com a editora, Ivone de Assis, sobre “Ventos e Borboletas”, viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), no Ponto de Leitura.

RAPIDINHAS

Conheça um pouquinho mais sobre a autora.

Um sonho: escrever um romance

Um medo: de perder a capacidade cognitiva e parar de escrever

Uma alegria: ver alguém chorando de emoção (já vi) com uma poesia minha

Uma saudade: da redação de um jornal

Um cantinho pra chamar de seu: Cruzeiro dos Peixotos

Algo que te tira do sério: alguém me parabenizar pelo Dia da Mulher. 8 de março é dia de luta e não de parabéns

A maior virtude do ser humano: coerência e retidão

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do Livro “Ventos e Borboletas” – com sessão de autógrafos
AUTORA: Dolores Mendes
QUANDO: Quarta-feira, 30 de março
LOCAL: Sesc Uberlândia – Salão Prata (Avenida Benjamin Constant, 844, Aparecida0
HORÁRIO: 19h
ENTRADA FRANCA

Deixe um comentário