Nona edição do Festival de Cenas Curtas movimenta o final de semana virtualmente
A atriz e produtora Rose Martins começou um final de semana bem produtivo. Com todas as restrições que nos foram impostas pela pandemia, é de forma remota que ele segue fazendo sua arte, neste final de semana, em dose dupla, no 9º Festival de Cenas Curtas do Grupontapé, que vai até o dia 31 de março.
Para a atriz, além de possibilidade aos artistas compartilharem os trabalhos, o Cenas Curtas sempre foi um espaço importante para os artistas da cidade, um espaço que oportuniza aos artistas experimentar trabalhos, compartilhar processos e permite esse encontro com o público, muitas vezes de trabalhos que estão nascendo e que a partir desse encontro, se fortalecem.
“Nesse momento de pandemia, fazer com que o Festival aconteça ganha um significado ainda maior, pois permite a continuidade de nossos trabalhos, além de auxiliar financeiramente em um período de tantas incertezas e de uma instabilidade para a classe artística ainda maior. E é, sem dúvida, mais um motivo para reconhecer o trabalho e trajetória do Grupontapé. Evento que acompanhei enquanto público, por muitos anos e, agora, fazer parte da programação na atual circunstância, nas etapas local e estadual, também me motiva a continuar produzindo e não deixar de exercer meu ofício”, disse Rose Martins, em entrevista ao Uberground.
O 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia é uma produção do Grupontapé e pela primeira vez teve etapas municipal e estadual – Rose Martins foi selecionada em ambas – e todas as atrações fazem as apresentações online, seguindo protocolos da onda roxa em que encontra-se o estado de Minas Gerais em decorrência da Covid-19.
As apresentações acontecem até o dia 31 de março, sempre às 19h e conta com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic) e patrocínio de algumas empresas da cidade. Com recursos da lei emergencial Aldir Blanc, foi possível estender o projeto para Minas Gerais, e fomentar o setor teatral.
Para a diretora do Grupontapé, Katia Bizinotto, ações como esta confirma o comprometimento do grupo em fomentar a cultura e a arte na sociedade, gerando oportunidade para que outros grupos e artistas também permaneçam fazendo arte em tempos de isolamento social.
O festival tem duas contrapartidas sociais. A local é uma conversa com o diretor e professor de Teatro Fernando Limoeiro, de Belo Horizonte, que conversou com o grupo sobre criação teatral em uma live no último dia 24, disponível aqui.
Para a etapa estadual serão oferecidas quatro oficinas gratuitas, que foram selecionadas no projeto, e que serão realizadas entre os dias 28 a 31 que são as seguintes: “Voz e qualidade de presença do atuante”, com Maria Lyra, “Composição e criação de canais de YouTube – renda passiva para grupos de Teatro”, com Call Oliver, “Questões dramatúrgicas para o teatro na internet”, com Marcos Coletta, e “Frases corporais de apartamento”, com Juliana Nazar.
As inscrições podem ser feitas por aqui.
PROGRAMAÇÃO
ETAPA LOCAL
CENAS DE HOJE (26)
“Bolsa Rono” (Maria Dias Pereira de Lima), “Ei, Google: Tecnologia” (Gabriel Grace de Alcântara, “[Sem Título]” (Grupo Giz de Teatro), “Esquadro” (Sara Bernardes), “Carolina” (Rivian Dionísio), “A espera” (Júlia Leão)
CENAS DE SÁBADO (27)
“O contrabaixo” (O Barqueiro Produções), “Mulheres Memórias: um réquiem para a minha tia-avó” (Emiade), “É o fim” (Cássio Machado), “Destroços” (Grupo de Artes Comboio), “10 Estágios de Uma Quarentena” (Kandrea Moreno) e “Sob as Penas da Lei” (Rose Martins).
DOMINGO (28)
Bate-papo virtual com os artistas do 9º Festival Cenas Curtas com a presença do ator Abílio Tavares.
ETAPA ESTADUAL
CENAS DE SEGUNDA-FEIRA (29)
“Lar Doce Lar” (Janaína Morse – Palhaça Brisa – BH), “Um conto de amor” (Camila Amuy Silva – Uberlândia), “A luz que te guia” (Circolando Iniciativas Artísticas – Uberaba) e “Objetos Sujeitos (Marcelo Aléssio – BH).
CENAS DE TERÇA-FEIRA (31)
“Virtude” (André Luiz Nascimento – Teófilo Otoni), “Entre Cordas” (Grupo NucleArte – Poços de Caldas) e “Farofina Convida” (Rose Martins e Leandro Alves – Uberlândia).
CENAS DE QUARTA-FEIRA (31)
“O amor faz-me fome” (Cia. Mineira de Teatro – São João Del-Rei), “Um método de atravessar” (Luiz Rocha – BH), “Resquícios de Mãe Coragem” (Fabiana Neves Ferreira Tavares – Uberlândia), “Parábolas Kafkianas” (Cássio Machado e Fredy Abreu – Uberlândia) e “Drama de Angélica” (Grupo Maria Cutia de Teatro – Belo Horizonte).
SERVIÇO
O QUE: 9º Festival Cenas Curtas do Grupontapé
QUANDO: de hoje (26) a quarta-feira (31)
HORÁRIO: 19h
TRANSMISSÃO: Canal do Youtube do Grupontapé
Obrigada Adreana pela continuidade do seu excelente trabalho divulgando a arte e a cultura no seu site!!!