Loading…

Mauricio de Sousa é sempre um sucesso na CCXP

Mauricio de Sousa pouco antes da sessão de autógrafos na CCXP 2019 (Adreana Oliveira)

O cartunista brasileiro Maurício de Sousa construiu um império inspirado em sua família. Antes de ser desenhista, repórter policial, cartunista e empresário é um paizão! Criador da turminha mais querida do Brasil, a Turma da Mônica, ele se orgulha do legado que vem construindo há mais de quatro décadas e aos 85 anos, nem pensa em se aposentar.

Uma das coisas que mais se orgulha é quando alguém se aproxima dele e conta: “aprendi a ler com as suas revistinhas”. Hoje, aquelas tirinhas de jornal já não têm mais o mesmo impacto. Os avanços tecnológicos transformam nossas vidas e a forma como consumimos cultura, porém, o mais valioso, o conteúdo das histórias, é o que mantém a credibilidade e o sucesso da Maurício de Sousa Produções (MSP).

Quem tem criança em casa já deve conhecer um dos maiores sucessos da turminha voltada para a primeira infância, a Turma da Mônica – Toy. Aqueles bonequinhos cabeçudos fazem com que o termômetro da fofurice dispare a cada episódio. “Essa é a tirinha dos nossos tempos e um dos nossos maiores sucessos para exportação. É o nosso produto mais distribuído no planeta”, comentou Maurício de Sousa.

E apesar de ter uma equipe grande e dedicada, que inclui alguns de seus filhos no time, ele se mantém em atividade, nem pensa em parar, delega o que é necessário. “Quando me perguntam o que mais eu quero fazer só consigo pensar que quero e preciso de mais tempo para continuar realizando esse trabalho, continuar com esse contato permanente que tenho com meu público nesses anos todos, principalmente com as famílias, com as crianças, com os mini adultos ou senhores de idade como eu”.

Para Maurício de Sousa, seus personagens e as histórias deles são um grande trunfo, se as tecnologias mudam, a essência de uma boa história não. Se o acesso às suas criações se dá por meio de um episódio em uma plataforma de streaming com o Turma da Mônica – Toy, pelas revistinhas da Turma da Mônica – Jovem ou pelos cinemas, é o que menos importa. Para ele, vale a pena preencher a tecnologia com boas ideias, propostas interessantes e, se possível, mensagens sobre comportamento positivo e adequado.

“Estou satisfeito pela sensação que nossos personagens passam ser a mesma desde os velhos tempos, desde quando liam pela raiz, pelo desenho puro. Vejo que as crianças vão se interessando pelo desabrochar de novos personagens e colaboram para que a turminha continue a crescer”, disse o cartunista.

Sabe o que mais deixa Mauricio de Sousa Feliz? A reação universal às suas criações. “Para minha satisfação, crianças de todo o mundo reagem da mesma maneira à turminha. Isso nos dá a certeza que estamos produzindo um material planetário, que é do gosto de todas as crianças do mundo e isso, pra mim, é uma medalha no peito”.

Fãs de todas as idades

Fãs de Maurício de Sousa na CCXP 2019 (Adreana Oliveira)

Esta entrevista com Mauricio de Souza, publicada originalmente no site da Harpers Bazaar, foi realizada pela repórter em dezembro passado, durante a 6ª edição da Comic Con Experience (CCXP), na São Paulo Expo. Para os brasileiros é motivo de orgulho, em um lugar repleto de estrelas de Hollywood, ver Mauricio de Sousa e sua equipe serem ovacionados em auditórios lotados e os stands com filas gigantescas para encontro e autógrafos.

A Turma da Mônica ganhou os cinemas no ano passado com “Laços”, com direção de Daniel Rezende, assistido por mais de 2 milhões de pessoas. A sequência, “Lições”, sofreu alteração na data prevista de lançamento, que era 20 de outubro, e deve chegar às telonas no dia 10 deste mês.

Marcela Moraes levou o filho Miguel, de 4 anos, que estava vestido de Sansão e segurava o mascote da Mônica quase do mesmo tamanho dele. “Sou fã da Turma da Mônica e ele acabou herdando isso de mim”, disse Marcela.

Cristiano Noronha levou os filhos, Vitor Pires Noronha, de 13 anos e Amanda Pires Noronha, de 10 anos, para verem de perto Mauricio de Sousa. “Sou prestador de serviço para a MSP e já era fã dele antes disso, é um ser humano incrível. A criatividade dele é admirada por todos nós”, disse o pai.

Deixe um comentário