Loading…
Mariana Xavier por Rodrigo Lopes

Mariana Xavier traz leveza para assuntos sérios em seu primeiro monólogo, “Antes do Ano Que Vem”

A atriz Mariana Xavier está em Uberlândia. Ela estrela o monólogo “Antes do Ano Que Vem”, em cartaz no Teatro Municipal de Uberlândia com sessões neste sábado (5) e domingo (6). A atriz conversou com o Uberground sobre esse trabalho, cujo formato foi, sem dúvida, o maior desafio:

Só o fato de ser um monólogo foi desafiador. E sou uma pessoa muito de galera. Faço teatro desde muito cedo e tenho muito forte em mim a coisa do grupo, de trabalhar junto, de ter essa troca com o outro. Achei que isso fosse me trazer uma solidão muito grande, fora os medos como de esquecer um texto e no ter ninguém ali para te lembrar.

Mariana sabia que queria ser atriz desde criança. Até trabalhou como figurante e fez vários trabalhos até aquele que a alçou a um outro nível, em 2013. Ela estreou em um ambiente cercado de gente: o cinema. Ela interpretou Marcelinha em “Minha Mãe é Uma Peça”, do saudoso Paulo Gustavo, um marco do cinema nacional. Atuou ainda nas novelas “Além do Horizonte”, “I Love Paraisópolis” e “A Força do Querer”. Foi repórter do “Vídeo Show” e participou também do quadro “Dança dos Famosos”, todos na TV Globo, e fez mais 5 filmes. É uma das autoras do livro “Gordelícias” (Editora Planeta). No teatro, antes desse monólogo, atuou em 17 espetáculos. E não foi só a questão de estar solo em cena que exigiu mais da atriz. Ela também trabalhou muito com os diretores e equipe para encontrar o tom ideal ao falar das temáticas abordadas no espetáculo.

São questões sérias sobre nossas dores emocionais, sobre pessoas à beira de um ataque de nervos, pensando em desistir da vida e conseguir tratar isso de uma maneira leve, divertida e sem ser irresponsável ou invalidar a dor de ninguém.

Em “Antes do Ano Que Vem”, Mariana Xavier interpreta sete personagens no momento da virada do ano e a conexão entre elas é Dizuite, a faxineira da Central de Apoio aos Desesperados (CAD). Na noite da virada a psicóloga da Central falta e por não conseguir ouvir o telefone tocar sem que ninguém atenda, Dizuite logo se vê diante da missão de atender, aconselhar e confortar os mais diversos tipos de pessoas – todas aflitas e desesperadas – que ligam para o serviço em plena noite réveillon. Perguntei à atriz com qual das sete personagens – que vão da adolescente traída à socialite falida – ela mais se identificava.

A Dizuite sou muito eu em vários momentos! Eu tenho muito essa coisa de querer ajudar a todo mundo, tentar fazer mil coisas ao mesmo tempo para dar conta não só das tarefas quanto das necessidades emocionais das pessoas. Desde criança tenho esse perfil de boa conselheira, boa ouvinte, mas assim como ela eu preciso olhar para os meus limites. Até a empatia precisa de um limite. Claro que é preciso olhar para o outro com carinho e atenção, mas não podemos deixar de olhar pra gente.

Em turnê pelo país, Mariana percebe que há piadas que funcionam bem com todas as plateias, mas personagens variam muito de cidade para cidade. Aqui para Uberlândia a atriz afirma estar um pouco apreensiva sobre como será a repercussão de Jussara, uma mineira que era cozinheira, perdeu o emprego e começou a trabalhar como atendente de telemarketing e não aguenta mais dar notícias ruins para as pessoas.

Será que vocês vão aprovar o meu sotaque mineiro?

REFLEXÕES

“Antes do Ano Que Vem” tem sido uma injeção de esperança nas pessoas, segundo percebe a atriz e protagonista Mariana Xavier, que tem nesse o seu primeiro monólogo. Ela comenta sobre as relações superficiais e voláteis. Como ter um milhão de amigos nas redes sociais e nenhum quando realmente precisa. Para a atriz é preciso enxergar a felicidade nas pequenas coisas, perceber o que está ao nosso redor e não ficar com o olho grudado no celular observando realidades diferentes da sua que podem fazer validar aquela velha máxima: “a grama parece mais verde do outro lado da cerca”.

Com direção de Lázaro Ramos e Ana Paula Bouzas, a peça busca, com humor e leveza, a peça se propõe a discutir questões fundamentais para a sociedade contemporânea, como solidão, empatia, solidariedade e a nova ditadura de felicidade imposta pelas interações virtuais. “O humor abre portas para novas percepções do mundo. Vivemos num tempo em que rir é o primeiro remédio para as nossas mazelas. Com este texto e o grande talento de Mariana, damos um salto além no humor atual que fala das mulheres”, diz Lázaro Ramos no material de divulgação do espetáculo.

Para Mariana, trabalhar com ele e Ana foi um presente, e a forma de cada um trabalhar converge bem porque já têm essa parceria de longa data.

É maravilhoso trabalhar com pessoas que a gente admira. Tudo fica mais fluído porque você se inspira nelas. Lázaro e Ana são inspirações pra mim como artistas e seres humanos. Eles têm valores muito parecidos com os meus e artisticamente têm uma potência enorme. Foram fundamentais para me amparar nessa jornada e para me ajudar a encontrar esse tom que falei lá no início. O fato de os dois serem, além de grandes diretores, grandes atores, também me ajudou muito porque a gente se encontra nessa experiência de estar no palco. Eles compartilharam comigo dicas, ferramentas, caminhos que para eles como atores funcionam e eu pude testar e descobrir o que funciona para mim também.

SERVIÇO

O QUE: espetáculo teatral “Antes do Ano Que Vem”
QUANDO: 04, 05 e 06 de novembro
ONDE: Teatro Municipal de Uberlândia
HORÁRIO: sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
INGRESSOS: de R$ 25 a R$ 80 na bilheteria do teatro (sem taxa de conveniência) ou pelo Megabilheteria (com taxa de conveniência)
GÊNERO: Comédia
DURAÇÃO: 60min
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos

QUEM FAZ O ESPETÁCULO ACONTECER

ELENCO E IDEALIZAÇÃO: Mariana Xavier | DIREÇÃO: Ana Paula Bouzas e Lázaro Ramos | TEXTO: Gustavo Pinheiro | DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Bruna Dornellas e Wesley Telles | DIREÇÃO DE MOVIMENTO: Márcio Vieira | PRODUÇÃO EXECUTIVA: Joana D Aguiar | CONSULTORIA TERAPÊUTICA: Rossandro Klinjey | CRIAÇÃO DE ARTE: Yasmin Campbell | DESIGN GRÁFICO: Leticia Andrade | FOTOS DE ESTÚDIO: Rodrigo Lopes | DESIGN DE LUZ: Adriana Ortiz | CENÁRIO: Natalia Lana | CENOTÉCNICO: André Salles e Equipe | COSTUREIRA DE CENÁRIO: Nice Tramontin | FIGURINO: Tereza Nabuco | COSTUREIRA FIGURINO: Adélia Andrade | PREPARAÇÃO VOCAL: Jorge Maia | TRILHA SONORA: Jarbas Bittencourt | Operador de Som: Júlio Coelho | OPERADOR DE LUZ: Matheus Espessoto | COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA: Leticia Napole | ASSESSORIA CONTÁBIL: Leucimar Martins | ASSESSORIA JURÍDICA: PMBM Advocacia | PRODUTORES ASSOCIADOS: Bruna Dornellas, Mariana Xavier e Wesley Telles | Realização: WB Produções e Trampo Produções | PRODUÇÃO LOCAL: Uberlândia Na Rota do Teatro – Carlos Guimarães Coelho e Maíra Pelizer | ASSESSORIA DE IMPRENSA LOCAL: Cristiane Guimarães

Peça cumpre o papel que propõe com destaque para o texto

Mariana Xavier agradece ao público uberlandense, após ser aplaudida de pé na sessão do sábado (Adreana Oliveira)

“A vida é muito curta para ser pequena”. Talvez essa seja a mensagem mais valiosa que a peça “Antes do Ano Que Vem” deixa para a audiência. Uberlândia foi a décima primeira cidade a receber a produção no final de semana de 4 a 6 de novembro, no Teatro Municipal.

A idealizadora e atriz Mariana Xavier faz com excelência sua estreia em um monólogo amparada por um texto brilhante e atual de Gustavo Pinheiro. A peça segue em turnê pelo país e quem sabe, antes do ano que vem, consiga levar um pouco de positividade para mais pessoas.

“Obrigada a cada um de vocês que escolheu estar aqui nesta noite. Vocês são tão importantes para nós como os patrocinadores”, agradeceu a atriz.

Na entrevista prévia ao Uberground ela comentou sobre a preocupação sobre como o público receberia o seu sotaque mineiro. E pelos aplausos ao final do espetáculo, não só este sotaque, até mesmo o francês, foram aprovados, e com louvor.

Deixe um comentário