Loading…
Lúcia Costa em foto de divulgação

Lúcia Costa estreia série de shows acústicos

Versatilidade é uma das características que marca a história da cantora mineira Lúcia Costa. Nascida em Araguari, estreitou os laços com Uberlândia quando começou a estudar no Conservatório Estadual Cora Pavan Capparelli. A paixão pela música sempre foi uma constante, o que a levou a cursar Música na Universidade Federal de Uberlândia e participar de cursos de verão em Brasília.

Desde os 20 anos ela se dedica a esse ofício tendo passado por projetos como a banda Trilha do Gato, destacando-se como intérprete como vocalista da banda Rio Quente, em Goiás, e sempre indo onde a música a levava.

Nessa trajetória conheceu músicos que fazem parte de sua vida e carreira e alguns deles estão com ela no novo projeto, “Coisas da Terra Acústico”, derivado de seu único álbum. Uma série de três shows marcam o lançamento, o primeiro deles acontece neste sábado (6), no Ópera Bar. Depois ela segue para Brasília e Ribeirão Preto. O projeto é viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Araguari.

Lúcia Costa viaja com a banda formada pelo guitarrista Dico Henrique e o tecladista Pedro Ferreira, também diretor do espetáculo. Nos shows de Uberlândia e Ribeirão Preto a bateria fica por conta de Cícerus Cajuzinho e o baixo com Eduardo Coelho. Para o show de Brasília o baterista será Ticho Lavenère e o contrabaixista Eduardo Cáceres (Gringo).

O CD “Coisas da Terra” foi lançado em 2014, com produção do músico, arranjador e compositor Sérgio Sá (1953-2017), que compôs seis músicas para o disco. Depois da gravação, Lúcia seguiu para quatro anos na Itália, onde expandiu ainda mais seu universo musical.

Para Lúcia, celebrar esse trabalho com esses shows é marca um momento de retomada dentro da sua produção autoral. A cantora, que interpreta de Chico Buarque e Caetano Veloso a Pitty, em shows temáticos ou não, continua trilhando um caminho sem amarras, no qual tem espaço para MPB, bossa nova, samba, rock, reggae ou pop. O importante é levar música boa para o público e não se repetir.

“Não diria que esse é um retorno porque nunca parei. Estou numa batalha muito forte na noite. Mas mostrar o meu trabalho próprio é diferente. Na época do lançamento do disco não tive como fazer isso. Esses shows acontecerão em lugares muito interessantes, bonitos e contemplarão parte do repertório do meu disco”, disse a cantora em entrevista ao Uberground.

Os shows só são possíveis graças ao recurso da lei de incentivo da prefeitura de Araguari e fez com que tudo fosse feito para proporcionar a melhor experiência para o público e para os músicos. “A verba que recebemos foi toda direcionada para o show, para os cachês dos músicos, hospedagem, e dessa forma a gente percebe o quanto é importante a cultura para a movimentação da economia”.

LUGAR DE MULHER…

Lúcia Costa começou na música em uma época em que as mulheres eram ainda mais invisibilizadas, em todos os aspectos. Ao decidir seguir carreira nas artes, especialmente a música, não teve apoio nem da família. E não faz muito tempo. “Meu pai, por exemplo, tinha essa visão de que mulher só cantava em bordel, ou era ‘mulher da vida’, e isso não só para quem escolhia a música, com atrizes de teatro também era comum”, relembrou a cantora.

Hoje ela percebe que as mulheres estão cada vez mais reivindicando seu espaço com aquela máxima: “lugar de mulher é onde ela quiser”. Hoje, durante os shows, nos bastidores, nos encontros pela estrada está mais comum ver mulheres não só nos palcos como também nos bastidores do mundo artístico. “São profissionais incríveis e fico muito feliz que a cada dia a gente enxerga novas possibilidades e espero que não haja retrocesso”, finaliza a artista.

SERVIÇO

O QUE: Show “Coisas da Terra Acústico”
QUEM: Lúcia Costa
QUANDO: sábado (06/05)
HORÁRIO: 22h
LOCAL: Ópera Bar (Praça Adolfo Fonseca, 14 – Centro)
MAIS INFORMAÇÕES: @operabarudi

PRÓXIMOS SHOWS

03/06 Feitiço das Artes (CLN 306, bloco B, lojas 45/51, Asa Norte) – Brasília/DF
16/06 Toca do Urso (Rod. Anhanguera, 308 – L-11) – Ribeirão Preto/SP

Deixe um comentário