Livro reúne entrevistas de Luiz Fernando Quirino em ‘Perguntar Não Ofende’, que será lançado nesta quinta-feira (21)
Luiz Fernando Quirino, um dos grandes nomes do jornalismo de Uberlândia, marcou sua trajetória mesmo tendo nascido na cidade. Jornalista versátil, trabalhou em todas as mídias de sua época: rádio, jornal impresso e televisão. Ao longo de sua carreira, passou por várias cidades nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, chegando a Uberlândia como um profissional já reconhecido e respeitado nacionalmente, a convite de outro veterano do jornalismo, Sérgio Martinelli.
Sua trajetória é lembrada pelo Museu Virtual de Uberlândia, que realiza um importante trabalho de preservação do patrimônio audiovisual da cidade. Como parte desse esforço, será lançado o livro “Perguntar Não Ofende”, que reúne 15 entrevistas realizadas por Luiz Fernando Quirino em seu programa de TV de mesmo nome.
O pré-lançamento acontece nesta quinta-feira (21), durante a XI Mostra Atitudes Empreendedoras – Vozes que Inspiram, na sala Jerônimo Martins. O evento contará com um talk show com Celso Machado, idealizador do Museu Virtual de Uberlândia, e Maurício Ricardo, chargista, cartunista, jornalista e filho de Luiz Fernando Quirino.
O programa “Perguntar Não Ofende” foi exibido entre 2001 e 2003, em TV aberta. Ao todo, foram gravadas 65 entrevistas com personalidades locais. O livro faz parte da série “Registros para Sempre”, editada por Celso Machado, e busca preservar esse rico acervo histórico.
O programa destacava o lado humano dos entrevistados, abordando temas como infância, adolescência, namoros e brincadeiras de rua. A transcrição das entrevistas, realizada pelas jornalistas Adriana Sousa e Cleide Maria Silva Sousa, manteve a oralidade das perguntas e respostas, conferindo à obra um tom de conversa informal, como se o leitor estivesse dialogando diretamente com os personagens.
Entre os entrevistados, estão políticos, artistas, médicos, professores e empreendedores. Alguns revelam curiosidades, como o atual prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, que confessa não ter sido um bom aluno, ou o cantor Lísias Abrão, que compartilha seu truque para lidar com cantores de fim de noite. Curiosamente, Maurício Ricardo foi o entrevistado do programa piloto.
Sobre o projeto
Essa é a quarta edição da série “Registros para Sempre”. A primeira reuniu entrevistas com pessoas ligadas às artes, à mídia e à história local, gravadas por Celso Machado. A segunda homenageou professores. Já a terceira, lançada em 2023, destacou personagens dos distritos de Uberlândia: Martinésia, Tapuirama, Cruzeiro dos Peixotos e Miraporanga.
A coordenação editorial do projeto é de Celso Machado e o livro “Perguntar Não Ofende” foi viabilizado com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), com patrocínio do Grupo Martins e do Instituto Unimed.
Para Celso Machado, o lançamento do livro é uma homenagem a Luiz Fernando Quirino, que foi um dos pioneiros em atuar em todas as mídias disponíveis à época. “Embora Luiz Fernando tenha deixado um grande legado, este é o primeiro livro sobre ele, que foi uma figura marcante na história do jornalismo local”, ressalta Celso Machado.
SERVIÇO
O QUE: Lançamento do livro “Perguntar Não Ofende”
QUANDO: quinta, 21 de novembro
HORÁRIO: 16h às 18h
LOCAL: Grupo Martins – Sala Jerônimo Martins (R. Jataí, 1.150, bairro Aparecida)
PARTICIPANTES DO TALK SHOW: Celso Machado e Maurício Ricardo Quirino
ENTRADA GRATUITA: necessária inscrição prévia – formulário disponível aqui