Loading…

Jair Naves se apresenta pela primeira vez em Uberlândia em carreira solo e celebra 15 anos do EP ‘Araguari’ com a miniturnê ‘Cerrado’

Minidoc sobre o EP “Araguari”, de Jair Naves, dirigido por Anderson Boscari e Rafael Oriente

É possível que muitos dos leitores não estejam familiarizados com o nome Jair Naves. O músico que caiu nas graças do underground brasileiro no início dos anos 2000 à frente da banda paulistana Ludovic, é uma força da natureza quando canta, quando toca. Uberlândia o recebeu uma única vez, em 2016, quando a Ludovic estava em turnê de comemoração de 10 anos do disco “Idioma Morto”.

Agora, a cidade recebe Jair Naves pela primeira vez em carreira solo, também em clima de celebração: o show marca os 15 anos do EP “Araguari”. A apresentação acontece no Vinil Cultura Bar e terá a banda mineira Lava Divers como atração de abertura, retornando aos palcos após um hiato de cinco anos.

A noite promete ser memorável para a cena independente da região. Isso porque, além da união entre dois artistas relevantes de diferentes cenas musicais, o evento é resultado de uma colaboração entre o Cena Cerrado, o Porão Estúdio e o Coletivo Capivara Rock, com o apoio dos próprios músicos.

“Araguari”: O Retrato de Uma Memória Afetiva

Jair Naves em show realizado em Araguari no lançamento do EP em 2011 (Arquivo Adreana Oliveira)

“Araguari” foi o primeiro trabalho solo de Jair Naves e carrega uma carga emocional significativa. Embora tenha nascido em Brasília e passado a maior parte de sua vida em São Paulo, Jair tem fortes laços com Araguari, cidade do interior mineiro, de onde vem sua família paterna. O nome da cidade também remete a um caso policial que ficou marcado como um dos maiores erros do judiciário brasileiro: o Caso dos Irmãos Naves, tragédia que inspirou a música de Jair e já foi retratada em livro, em peça teatral e em no filme dirigido por Luís Sérgio Person, que inspirou o EP.

O EP contém as músicas “Araguari I (Meus Amores Inconfessos)”, “Silenciosa”, “De Branquidão Hospitalar” e “Araguari II (Meus Dias de Vândalo)”, composições profundas e introspectivas. O lançamento contou com show, em 2011, com um show em Araguari, o qual esta repórter teve o privilégio de acompanhar. A entrega de Jair no palco naquela noite foi de uma intensidade única. Sua performance visceral fez com que a plateia não pudesse ficar indiferente, tornando aquele momento inesquecível. Agora, com a miniturnê, ele tem a oportunidade de reviver esses instantes ao vivo, com toda a emoção que só um show pode transmitir, ao vivo, em cores, com suor, alma e coração.

Miniturnê “Cerrado”

Jair Naves está na estrada com a miniturnê “Cerrado”, que começa nesta quinta-feira (6), em Araguari, passa por Uberlândia na sexta-feira (7), segue para Brasília no sábado (8) e termina em Goiânia no domingo (9). Nas primeiras três datas, a abertura ficará a cargo da Lava Divers, e em Goiânia, o show será aberto pela banda Idos de Marco.

Lava Divers: O Retorno após 5 Anos de Pausa

Ian, Joe, Glauco e Amanda: nova formação do Lava Divers (Divulgação)

Após cinco anos afastada dos palcos, a banda mineira Lava Divers retorna com nova formação. Glauco Ribeiro (baixo) e Joe Porto (guitarra e vocais), membros fundadores, agora se apresentam ao lado de Ian Alves (guitarra) e Amanda Bred (bateria e vocais), e prometem surpresas com músicas inéditas durante essa turnê com Jair Naves.

SERVIÇO

O QUE: Miniturnê Cerrado em Uberlândia
QUEM: Jair Naves
ONDE: Vinil Cultura Bar (Av. Segismundo Pereira, 1.121, Santa Mônica)
QUANDO: Sexta-feira, 7 de fevereiro
HORÁRIO: Abertura da casa: 20h | Primeiro show: 21h | Intervalos com DJs Baculet
INGRESSOS: A partir de R$ 30 no Sympla (com taxa de conveniência) e na portaria (sem taxa de conveniência, sujeito a disponibilidade)

Deixe um comentário