Loading…
MARI SIMÕES POR MAURO MARQUES (2)

Espetáculo no Municipal destaca o papel da mulher na música brasileira com ação social para ONG S.O.S. Mulheres Uberlândia

Você sabe por que o Dia da Música Popular Brasileira é celebrado dia 17 de outubro? Essa data marca o nascimento de Chiquinha Gonzaga. A primeira pianista de choro da música brasileira, compositora de “Ó Abre Alas”, primeira mulher a reger uma orquestra no país. Como cantora não gravou nenhuma de suas músicas devido aos fortes preconceitos que havia sobre a mulher artista no século 19. Essa e outras histórias farão parte do espetáculo “Elas da Música Brasileira”, na próxima quinta-feira (14/09), no Teatro Municipal de Uberlândia.

O ingresso é gratuito mediante doação de um kit de higiene pessoal para mulheres, que beneficiará a ONG S.O.S. Mulheres Uberlândia, instituição social que presta assistência para mulheres em situação de violência doméstica.

Viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic) e realizado pela Seuseth Produções, o espetáculo foi idealizado pela cantora e gestora cultural Mari Simões. “Esse projeto surgiu em 2016, quando fiquei impossibilitada de cantar por questões de saúde e comecei a pesquisar a trajetória da mulher na nossa música”, conta Mari.

Ela é dona de uma das vozes a se apresentar no espetáculo e as outras cantoras convidadas são Ariane Torga, Anísia Uchôa, Cláudia Lima, Dorinha Drumond, Graziella Oliveira e Priscila Gatti. “Faremos um passeio por um repertório cuidadosamente escolhido entre clássicos dos anos 30 até os dias atuais. Por isso é importante a diversidade das vocalistas, para mostrar toda riqueza de estilos e épocas diferentes”, explicou a cantora.

Participa ainda do show o Coral +60 do SESC Uberlândia. A banda é formada pelos músicos Hamilton Faria (saxofone), Serginho Sales (piano e acordeon), Elias Dija (violão), Eduardo Gringo (contrabaixo) e Leonor Junior (bateria e percussões). A jornalista e apresentadora Adreana Oliveira será a mestre de cerimônias.

O evento é para a família toda e a programação começa no foyer do teatro, a partir das 19h com exposição de artesanato e de pinturas em telas, e apresentação com grupo de dança. “Organizamos tudo com muito carinho e o espetáculo promete emocionar o público. É só chegar”, convida Mari Simões.

PAPO COM ELAS

Como parte do projeto, Mari realizou uma Roda de Conversa com outras artistas da cidade, na sede da ONG em Uberlândia. O bate papo foi aberto ao público feminino, no intuito de incentivar outras mulheres a se transformarem através da arte. Trocaram experiências com a equipe de acolhimento e também com mulheres atendidas no espaço. “Foi um momento de diálogo leve e produtivo, mostrando como a arte atua de forma positiva na nossa saúde mental e emocional”, conclui Mari Simões

SERVIÇO

O QUE: Espetáculo “Elas da Música Brasileira”
QUEM: Mari Simões e Banda + Participações Especiais
QUANDO: quinta (14/09)
HORÁRIO: a partir das 19h (foyer) e show às 20h
ENTRADA FRANCA: retirar no site MegaBilheteria e no dia do evento levar junto 1 kit de higiene feminina (absorventes, shampoo, sabonete, pasta de dente, hidratante, entre outros)
MAIS INFORMAÇÕES: @seusethproducoes

PROGRAMAÇÃO

FOYER DO TEATRO

19h EXPOSIÇÃO
Mesa Posta com Amor: Artesanato, por Gislene Delfino Mendonça 
Grite por Elas: Pintura em Telas / Textos Poéticos Visuais, por Lionízia Goyá 

19:20 APRESENTAÇÃO DE DANÇA
Retrô Pop Dance: Grupo de Dançarinas Talentos Centro de Dança 

PALCO PRINCIPAL

20h – Show com Mari Simões & Banda – com participações de Ariane Torga, Anísia Uchôa, Priscila Gatti, Cláudia Lima, Dorinha Drumond, Graziella Oliveira e Coral +60 Sesc Uberlândia

Deixe um comentário