Loading…

É Dia Mundial do Rock… no Brasil

Live Aid no JFK Stadium na Filadélfia, Estados Unidos, em 13 de julho de 1985 (Foto: Squelle)

O 13 de julho é, desde 1985, marcado como o Dia Mundial do Rock. Nesta data, aconteceu o festival Live Aid, idealizado pelos músicos Bob Geldof e Midge Ure para arrecadar dinheiro para amenizar a fome na Etiópia, então assolada por uma das maiores secas de sua história.

O evento, com shows simultâneos em dois grandes estádios de Wembley, em Londres, na Inglaterra e no John F. Kennedy na Filadélfia, nos Estados Unidos, com eventos também na Austrália, Rússia e Japão.  (EUA)

O Live Aid arrecadou 40 milhões de libras, foi assistido pela televisão por cerca de 1,5 bilhão de pessoas. A lista de atrações trazia nomes como B.B. King,  U2, Queen, Phil Collins, Sting, Paul McCartney, Eric Clapton, Mick Jagger, Bob Dylan, David Bowie, Judas Priest, Elton John, The Who, Dire Straits, entre outros.

E foi um astro do pop que “batizou” esse dia. Foi Phil Collins quem sugeriu que esse deveria ser considerado o Dia Mundial do Rock. A questão é que, parece que o Brasil foi o único país que levou isso a sério.

A partir de 1987 duas rádios de São Paulo abraçaram a ideia, o que fortaleceu a data por aqui. Foram a 89FM e a 97FM. Nos Estados Unidos, eles celebram o dia do Rock em 9 de Julho, data que marca a estreia do programa American Bandstand, que ficou no ar de 1952 a 1989.

No fim das contas, o que vale é celebrar essa música que para muitos é um estilo de vida e com o Live Aid despertou outras iniciativas solidárias que acontecem até hoje, se renovam e seguem trazendo boa música para quem quer curtir e ajuda para quem precisa.

One thought on “É Dia Mundial do Rock… no Brasil

Deixe um comentário