Deixa o vinil rolar!
Você já ouviu falar em contrapartida social? É o seguinte, quando um projeto cultural é aprovado pelo Plano Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), da Secretaria de Cultura de Uberlândia, por exemplo, os proponentes, de alguma maneira, devem levar o seu produto cultural, ou um subproduto dele, à uma parcela da população que não tem tanto acesso aos bens e atividades culturais.
É uma forma de o dinheiro público retornar para a população. Um desses projetos aprovados pelo PMIC, realizado em dezembro de 2019, é o festival Vinil é Cultura, que durante dois dias levou ao Sesc Uberlândia, uma programação com shows, palestras, mesas redondas, coleções de vinis e bancas especializadas de diferentes cidades do país.
Com entrada franca, o festival tem como linha principal mostrar que o os discos de vinil ainda têm um lugar no coração dos amantes da boa música. Em 2020 a contrapartida social do evento seria uma tour por escolas públicas da cidade com exibição de vinis e palestra sobre a história iniciada lá em meados dos anos 1940.
Veio a pandemia. As escolas fecharam, eventos culturais adiados ou cancelados e o distanciamento social virou uma questão de sobrevivência. O idealizador do festival Vinil é Cultura, Fabiano Ferfoglia, colecionador e apaixonado pelo “bolachão”, usou o YouTube para contar a história do vinil para quem quiser assistir.
Infelizmente, por meio do vídeo não tem como sentir a textura, o cheiro do vinil, abrir aquelas capas incríveis. Mas a história está lá. Segundo Fabiano, foi tudo gravado em um take só. Ele saiu dos bastidores e virou apresentador por pouco mais de 50 minutos. “Espero que as pessoas assistam e compartilhem. Não teve como estarmos nas escolas neste ano, mas a história está aí, pro mundo.
Confira o resultado!
Simplesmente adorei a iniciativa! Valorizar a cultura é sempre importante e essa importância fica ainda maior durante essa fase obscurantista pela qual passamos no Brasil.
Felizmente, podemos ter esperança nas várias expressões artísticas 🙂
Obrigada por passar por aqui!