Bia Lessa, diretora de ‘O Diabo na rua do Meio do Redemunho’ participa de debate após sessão do filme na quinta-feira (7) em Uberlândia
“Grande Sertão: Veredas” é um clássico atemporal de Guimarães Rosa que, vez ou outra, inspira novas produções, como a adaptação cinematográfica dirigida por Bia Lessa, “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”. O filme será exibido em Uberlândia na quinta-feira (7), às 18h30, no Cinemark. Os ingressos para o filme podem ser adquiridos na bilheteria ou no site do cinema.
Estrelado por Caio Blat, no papel de Riobaldo, e Luiza Lemmertz como Diadorim, o longa conta ainda com Luisa Arraes, Leonardo Miggiorin, Clara Lessa, José Maria Rodrigues, Lucas Oranmian, Daniel Passi, Elias de Castro e Balbino de Paula no elenco.
A exibição faz parte do projeto Mãos à Obra, promovido pelo Uberlândia na Rota das Culturas, Intecom e Martins. A produção é da 2+3 Produções, em coprodução com Globo Filmes, Canal Brasil, RioFilme e 2+2 Comunicações, em parceria com Quanta, Effects Film e O Grivo. A distribuição é da Filmes do Estação.
O título do filme é uma das frases mais icônicas do livro, que narra a jornada do jagunço Riobaldo enquanto enfrenta seus demônios pessoais e externos no sertão mineiro. A estreia mundial ocorreu no Festival do Rio no ano passado, seguida por um circuito de festivais, incluindo a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, o Festival du Cinéma Brésilien de Paris e a Mostra Cinebrasil Berlim.
O longa é fruto de um extenso trabalho de Bia Lessa com a obra de Guimarães Rosa. Em material de divulgação, a diretora afirma que buscou dialogar com a linguagem cinematográfica da mesma maneira que Guimarães estabeleceu um diálogo inovador com a língua portuguesa.
Antes do filme, Bia organizou uma exposição no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, com textos do autor, e transformou o livro em uma peça de teatro, em parceria com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A montagem foi um grande sucesso no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio, e no SESC São Paulo, além de outras capitais. Durante a pandemia, entre 2020 e 2022, ela retrabalhou a história de Riobaldo para o cinema, com o mesmo elenco da peça.
No cinema, os atores transitam por um espaço abstrato, sem referências geográficas ou fronteiras definidas. Diferentemente do teatro, onde os personagens estavam confinados em uma jaula criada por Paulo Mendes da Rocha e Camila Toledo, no filme eles vagam por um vazio acinzentado, oscilando entre delírio, memória, fúria e paixão. Esse sertão é um lugar onde a intensidade das emoções é a única certeza diante da tragédia da vida.
Além do filme e do debate com Bia Lessa, elenco e convidados especiais, Uberlândia também receberá a oficina Processo Criativo, com a presença da diretora e do elenco, na sala multimídia da Biblioteca do Centro Municipal de Cultura. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
SINOPSE
Riobaldo, um jagunço, revive suas experiências turbulentas no sertão. Ele narra suas vivências em dois bandos rivais: um liderado por Joca Ramiro e o outro por Zé Bebelo. Após a morte de Ramiro, Riobaldo assume a liderança do bando. A trama é permeada pela figura enigmática de Diadorim, o grande amor de Riobaldo, que o faz questionar sua própria existência e o amor entre homens. A verdadeira identidade de Diadorim só é revelada no clímax da história.
SERVIÇO
“O Diabo na Rua no Meio do Redemunho” estará em cartaz no Cinemark, Uberlândia Shopping, de 7 a 13 de novembro. Confira horários, salas e preços dos ingressos aqui. A classificação é 18 anos. A sessão do dia 7 será seguida de um debate com Bia Lessa, Luiza Lemmertz, Leonardo Miggiorin e Clara Lessa, além dos convidados Alessandra M. Mamere Caixeta Marins, Marise Hansen, Enivalda Nunes Freitas e Souza, e participação especial de Guida Vianna.
A oficina Processo Criativo com Bia Lessa e equipe será na sexta-feira (8), das 9h às 13h, na sala multimídia da Biblioteca do Centro Municipal de Cultura (Praça Jacy de Assis, s/n). Inscrições gratuitas podem ser feitas aqui até as 18h30 do dia 7 de novembro.
Foto da capa: Caio Blat em “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”/Divulgação