Balada em casa na Mostra de Pop Rock
FOTOS: REPRODUÇÃO FACEBOOK – EXCETO RICARDO SIMPLÍCIO – POR DANIEL GRINGOO
Os dias que antecedem um festival para jornalistas que trabalham com essas coberturas são sempre cheios de expectativa. Muitos ajustes, agendas, tentativa de entrevistas e os aguardados shows. Faz parte também conversar com o público, com os fãs antes e depois dos shows e acompanhar a emoção que perpassa por ali. Música, suor, encontros e refrãos cantados há plenos pulmões.
Porém, há mais de um ano esse cenário só pode ser imaginado. Se na Nova Zelândia a retomada de grandes eventos sem distanciamento físico já começou – graças a um controle efetivo da Covid-19, no Brasil a espera deve ser um pouco maior. O ritmo da vacinação está lento como uma balada dos anos 80 e a gente tá louco pra que ela entre naquela pegada de uma música dos Raimundos.
Enquanto o momento de se juntar não chega, as lives são as ferramentas que possibilitam a cadeia produtiva cultural não estagnar. Neste sábado (15), 21h, acontece a 1ª Mostra de Pop Rock, direto de Uberlândia, para qualquer um, em qualquer lugar, com acesso a Internet. A apresentação fica por conta dessa jornalista que vos escreve.
O ambiente controlado permite a transmissão com segurança. A jam session do final também não acontece mais. Quando um chega, o outro já tá indo embora. Fica o aceno de longe e o olhar de cumplicidade de quem espera a hora de voltar com tudo para o palcom para o público.
O músico Renes Valentini, vocalista da Banda Veneno Vivo, é o produtor artístico do evento que vai contar com clássicos dos anos 80, 90 e 2000. O sábado a noite foi escolhido por ser, para a maioria da galera que curte esse som, aquele dia separado pra balada. “Só que dessa vez a balada vai ser na sala delas. Foi muito cuidado na escolha do repertório e de cada intérprete que dá a sua versão para grandes canções de artistas brasileiros de diferentes épocas”, disse Renes, em entrevista ao Uberground.
Além de Renes, participam do show os vocalistas Juliana Gomes, Diano Ilha, Neto Fog e Pablo Vieira. As participações especiais são de Hugo Barata (Venosa), Ricardo Simplício (Efeito Reverso) e André Lopez. A banda é formada por experientes músicos da cidade: Jader Saraiva (bateria), Danilo Zoy (guitarra), José Renato (contrabaixo) Guilherme Vidal (teclados).
Entre as bandas homenageadas tem Titãs, Barão Vermelho, Legião Urbana, Tianastácia, Raimundos, entre outros.
A Mostra de Pop Rock, idealizada por Carolina Vilela, tem recursos da Lei Aldir Blanc do Governo Federal, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Viva Marketing Eventos e Cultura.
#CESTOU
E como um belo dueto entre Cássia Eller e Nando Reis, a Mostra de Pop Rock faz uma dobradinha com uma ação social. A live está junto com o projeto #cestou, uma iniciativa para arrecadação de comida, roupas, produtos de limpeza e higiene criada pelos bares Alfaiataria, Libertas, Bar do Parcero, Baroa e Saideira. Carolina Miranda explica que quem fizer pedidos durante a live nestes locais pode enviar doações para o projeto pelo motoboy. A ação solidária dos bares tem levado comida para famílias em vulnerabilidade social em nossa cidade.
OFICINA DE RITMOS COM CAJUZINHO
Você já deve ter ouvido que a bateria é o coração da banda. E em muitos dos clássicos do pop que a gente ama esses grooves marcantes viraram referência para bateristas. O baterista Cícerus Cajuzinho, também produtor e arranjador, selecionou 12 dessas músicas para uma oficina exclusiva e gratuita dentro da Mostra de Pop Rock. A “Oficina de Ritmos” será realizada amanhã (16). Ele comentará sobre cada música e vai dar dicas de como passar aquele som pra bateria.
Só para citar algumas, tem “Óculos” (Paralamas do Sucesso), “Show de Rock and Roll” (Roupa Nova), “Sonífera Ilha” (Titãs), “Toda forma de amor” (Lulu Santos) e “Partida de Futebol” (Skank).
SERVIÇO 1
O QUE: Mostra de Pop Rock
QUANDO: Sábado (15)
HORÁRIO: 21h
CANAL: Mostra Pop Rock no YouTube
ATRAÇÕES (em ordem alfabética)
André Lopez
Diano Ilha
Hugo Barata
Juliana Gomes
Neto Fog
Pablo Vieira
Renes Valentini
Ricardo Simplício
SERVIÇO 2
O QUE: Oficina de Ritmos
QUEM: Cícerus Cajuzinho
QUANDO: Sábado (16h)
HORÁRIO: 16h
CANAL: Mostra Pop Rock no YouTube