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As novas possibilidades do fazer teatral da Cia. Confraria Tambor

CIA UBERLANDENSE CELEBRA 16 ANOS E FALA SOBRE A SUA PRIMEIRA PRODUÇÃO FEITA TOTALMENTE PARA O MEIO VIRTUAL


“Um grito ao vivo” foi apresentada em julho e agosto pelo YouTube (Divulgação)

Em meados de julho o entretenimento estava restrito ao streaming, TV, computador, as lives principalmente de música. Tive uma sexta-feira agitada com direito a documentário, “It might get loud”, no Canal Bis, live do Uganga direto do Vitrola Ambiente Cultural, em Araguari, mas foi a primeira vez que assisti a uma pré-estreia teatral virtualmente. Os ingressos foram disponibilizados pelo Sympla, inclusive para convidados, e a mesma plataforma vendeu os ingressos para as sessões seguintes que variavam de R$ 0 a R$ 200.

A pré-estreia foi com a Cia Teatral Confraria Tambor, de Uberlândia, que já nos presenteou com criações como a belíssima “As Criadas”, voltou, não aos palcos, mas às apresentações. A peça “Um grito ao vivo” teve sessões em julho e agosto pelo YouTube. A Cia. completa 16 anos de sua trajetória neste 2020.

“Um grito ao vivo” é um retrato do que estamos vivendo. Uma criação coletiva, intensa, na qual, em alguns momentos, o espectador não tem certeza se o que acontece faz parte do roteiro ou não. Será que travou? “Tá bufferizando”? As questões técnicas que implicam na apresentação portanto não interferem no conteúdo apresentado. A vantagem de se estar acompanhando isso de casa é que te dá o direito de gritar algum palavrão quando se indigna diante de uma cena… algo que seria contido se estivesse na plateia real.

Com este novo trabalho, a Confraria Tambor sai de um hiato de quatro anos para se reconectar à sua audiência mesmo que de uma forma inesperada há um ano atrás. A trama transita entre drama, comédia. Representados ali estão seres humanos diferentes crenças, diferentes estilos e gêneros… pessoas.

FICHA TÉCNICA

Direto de suas casas os atores Cássio Machado, Ernane Fernandez, José Luiz Filho e Marcelo Gomes encenam a peça. Além de Uberlândia, sede da companhia, houve participações de Jacarezinho (PR), sede da produtora CNX, parceira da Confraria Tambor no projeto. A idealização é de José Luiz Filho e co-direção de Renan Bonito. Letícia Teixeira foi a responsável pelo conceito para adaptação de linguagem e direção na 1ª fase. Ela e os atores assinam com Renan Brito criação e dramaturgia. Bonito também faz a edição de tela e opera o som. A voz em Off é de Guilherme Conrado. Coreografia de Wagner Bárbara e a peça conta com participações de Larissa S. Souza e Francielly Veiga. Produção de Bonito e Beatriz Cunha. Lucas Sotana é o designer gráfico e a identidade visual é criação de André Felipe. Audiodescrição de Raquel Carissimi, assessoria de imprensa de Rafael Donadio e assessoria jurídica de Luhana Rodrigues Alves.

ENTREVISTA

Alguns dias depois do final da temporada virtual de “Um grito ao vivo”, entrevistei, por e-mail, o co-diretor da peça e produtor da Cia Confraria Tambor, Renan Bonito, sobre o funcionamento do teatro em tempos de distanciamento social.

UBERGROUND: Como o grupo avalia essa primeira temporada em ambiente virtual? O que destacariam de positivo?

RENAN BONITO: A Cia Teatral Confraria Tambor, por meio de seus integrantes, e da CNX Produções, fazemos uma avaliação exitosa de nossa primeira temporada. Os pontos positivos são a retomada dos trabalhos da Cia após um hiato de quatro anos, executando um trabalho de qualidade estética e ética, com um diálogo muito contundente com os dias atuais, mantendo a linha de pesquisa iniciada desde a formação do grupo em 2004.

Foi positiva ainda a capacidade de se apresentar online, em tempo real, mantendo a magia do “aqui agora” – do ao vivo – inerente ao fenômeno teatral. A criação de um espetáculo teatral original, criado inteiramente neste universo online, que configura na formação de um novo produto cultural/artístico, que tem a capacidade de abranger espectadores para além do nosso limite geográfico, possibilitando a divulgação a nível nacional e internacional uma obra local, seus artistas. O espetáculo foi acessado por pessoas que estiverem presentes em 69 cidades, nas cinco regiões do país, e exterior. Tendo o público se concentrado, principalmente, nos estados de Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Goiás.

Vislumbramos a possibilidade de horizonte acerca do fazer teatral evidenciando novas possibilidades de linguagem e formato com o advento da pandemia.

Renan Bonito

Não podemos deixar de destacar também a realização de apresentações com audiodescrição, ampliando o acesso a pessoas cegas ou com baixa visão. Vislumbramos a possibilidade de horizonte acerca do fazer teatral evidenciando novas possibilidades de linguagem e formato com o advento da pandemia.

UBERGROUND: E quais foram as principais dificuldades enfrentadas nesse tipo de produção?

BONITO: A principal dificuldade foi lidar com um novo universo de trabalho, tendo que aprender juntos todo um processo criativo online – sem nenhum tipo de encontro presencial – o que gerou muitas dúvidas e incertezas.

A saída de pessoas durante o processo criativo e a rentabilidade financeira do projeto também foram dificuldades enfrentadas pelo coletivo, entretanto são dificuldades já rotineiras quando criamos espetáculos de forma presencial.

A monetarização, sem dúvida, ainda é o grande calcanhar de Aquiles de todo o processo. Porque, repetindo, ele sempre fora já uma dificuldade no presencial, o qual artistas já se acostumaram a dinâmica de nunca receberam o mínimo e ou o essencial para realizar o seu trabalho. Principalmente, quando falamos de projetos independentes, ou seja, projetos culturais que são realizados sem nenhum tipo de investimento ou financiamento público ou privado, como foi o caso da criação e circulação da Temporada de Estreia do espetáculo “Um grito ao vivo”.

Reiterando que esta não é uma dificuldade nossa, da Confraria, dos coletivos da cidade ou da região, e sim é a grande dificuldade de grupos e coletivos teatrais e artístico de todo o nosso país.

UBERGROUND: Como Foi a arrecadação com os ingressos?

BONITO: Durante a temporada trabalhamos com bilheteria, porque buscamos ficar mais próximos da realidade presencial do teatro que a própria Cia já experienciou. A própria bilheteria teve um caráter diferente, que denominamos de bilheteria democrática com distintos valores, entre R$ 0 a R$ 50 reais nos valores de ingresso, com possibilidade do público contribuir como apoiador do projeto independente em valores disponíveis de R$ 100, por exemplo.

Independentemente do valor todos tiveram o mesmo acesso ao produto. E por se tratar de uma bilheteria, o público só teve acesso a transmissão caso adquirisse o convite pela bilheteria, mesmo que optasse em ser um ingresso troca-troca, no valor de R$ 0. Colocamos Ingresso troca-troca por tratar-se de uma troca de serviços: A Cia disponibilizaria o acesso ao espetáculo mediante do serviço de divulgação /compartilhamento em redes sociais da temporada do espetáculo.

UBERGROUND: Onde a peça seria exibida caso não estivéssemos nesse cenário de pandemia?

BONITO: Quanto a peça e o cenário epidemiológico atual, sabemos que caso não tivesse esta paisagem de pandemia, este espetáculo, tal como foi criado não existiria, uma vez que ele idealizado desde o início para o universo online.

Vale ressaltar que Cia Teatral Confraria em Tambor tem em seu repertório o espetáculo “O Grito”, de 2015, que tal como o “Um grito ao vivo” (2020), são obras construídas a partir de uma livre adaptação do clássico do teatro nacional “Um grito parado no ar” (1973) escrito por Gianfrancesco Guarnieri.

Reiterando que “O Grito” e “Um grito ao vivo” são obras originais distintas, com contextos históricos, objetivos e temáticas trabalhadas de forma diferente. Por exemplo, no espetáculo presencial tínhamos seis atores em cena, e agora no espetáculo online são quatro em cena.

UBERGROUND: Muitas adaptações foram feitas para colocar esse projeto no ar e com certeza todos querem voltar aos palcos, queria saber se o formato virtual limita um pouco o tipo de produção a ser apresentada.

BONITO: Neste processo online não apenas adaptamos diversas temáticas e metodologias teatrais, como criamos muito para que fosse possível realizar a montagem neste novo ambiente.

A alegria dos encontros, dos ensaios, a força de vontade de fazer teatro, de vencer o obstáculo eminente que se apresenta com os teatros fechados nos levou a reflexão contrária de sua afirmação. Estávamos felizes no online, foi muito aprendizado. O saudosismo do palco passou após alguns dias de ensaios.

O formato virtual limita produções a serem apresentadas, ao mesmo tempo que amplia linguagem e acesso. Não é uma matemática simples de responder.

renan bonito

Porque entendemos que precisávamos investigar esse novo espaço de trabalho, já que impedidos de trabalhar, precisamos encontrar formas de sobreviver. O formato virtual limita produções a serem apresentadas, ao mesmo tempo que amplia linguagem e acesso. Não é uma matemática simples de responder. Perdas e ganhos sempre vão permear este espaço entre o presencial e o online. Sobretudo na arte.

A Cia Teatral Confraria mantém a fé viva no teatro, seja ele presencial ou, agora, no online. Desejamos que todo este cenário pandêmico passe logo, a fim de que alternativa pelo online ou presencial se retorne uma escolha e não uma condição imposta aos profissionais da cena.

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