Loading…
ABEL CAPELLA - DIVULGAÇÃO

Abel Capella lança single em parceria com Kiko Zambianchi e inicia nova fase na carreira

Abel Capella parece ter um espírito nômade. Nascido em Goiânia (GO), passou a infância e adolescência em Uberlândia (MG), mudou-se para Palmas (TO) e agora tem passado mais tempo em São Paulo (SP). Mas esse espírito nômade se mostra mesmo é na expressão artística, musical dele que acaba de lançar o single “Bem Longe”, composição dele com Kiko Zambianchi, ícone do rock nacional.

A power ballad ganhou o mundo no dia 11 de julho já com videoclipe, roteirizado por Capella. “Fiz uma versão moderna do mito da caverna [do filósofo Platão], trazendo elementos do nosso tempo, como a tecnologia dos óculos VR e o metaverso. A personagem inconsciente em uma realidade simulada é salva por Kiko por meio do seu avatar, que sou eu”, conta o músico.

A música foi mixada por Guilherme Canaes e masterizada no Abbey Road Studios em Londres. O videoclipe tem direção de Roberto Giovannetti Pahim, que adiciona uma camada visual e narrativa à intensidade da canção. 

Mas como esse músico que inicia agora uma nova fase da carreira, visando o mercado nacional, se conectou com o autor de “Primeiros Erros”, “Rolam as Pedras”, entre outros sucessos?

Eles se conheceram em Palmas há alguns anos. Kiko afirma que foi uma amizade instantânea, dessas que parecem ser de outras vidas.

“Nós nos demos muito bem e tudo fazia crer que algo surgiria dessa amizade. A parceria em ‘Bem longe’ veio de uma composição que eu tinha guardada no meu celular, entre muitas outras. Ouvimos e soubemos que era a música certa. Abel começou a escrever e em pouco tempo tínhamos montado a letra e completado a melodia. O resultado foi essa música linda, que mexe com os sentimentos e com o espírito de quem escuta”, disse Kiko.

Kiko Zambianchi em cena do videoclipe de “Bem Longe”, parceria com Abel Capella (Divulgação)

“Acho que já fizemos um som juntos em outra existência. Compor e gravar com o Kiko foi incrível. Ele é um cara muito especial, um grande compositor.  É uma honra cantar com ele e sou grato ao universo, essa força superior que rege nossas vidas, por ter conspirado a favor deste acontecimento”, comentou Abel Capella.

“Bem Longe”  saiu pelo selo New House, idealizado por Zambianchi, que tem como um dos propósitos, dar espaço e visibilidade a novos artistas, como é o caso de Capella.

Assista ao videoclipe de “Bem Longe”, dirigido por Roberto Giovannetti Pahim (Reprodução YouTube)

DE OUTRO MUNDO

Abel Capella costuma brincar que é um mensageiro da Nova Terra e escreve canções que refletem sobre questões existenciais. Se vê como um novo artista da música brasileira buscando seu espaço para fazer a diferença e trazer de volta pra vida das pessoas canções com alma, letra e a pretensão de ser uma obra que atravessa o tempo. 

Ele conta que também se considera um “espírito extraterrestre do quarto planeta da órbita da estrela Capella que rege a constelação de Cocheiro” e cabe ao público interpretar essa descrição. 

Foi em Uberlândia que Abel teve as primeiras bandas, tocando em garagens e festas de escola . Em Palmas entrou para a banda La Cecília, na qual ficou entre 2007 e 2009 e em 2010 montou a Capellinos, que durou poucos meses. 

Em 2012 formou a banda Cão de Rua, que, em 2013, gravou o EP “Pessoas Felizes”, sendo bastante tocada –  espontaneamente – em diferentes rádios pelo Brasil, gerando a oportunidade da banda fazer uma turnê por 7 Estados brasileiros, em 2014. A banda encerrou suas atividades ainda em  2014 depois que voltou da turnê. 

De 2021 pra cá, com a experiência adquirida com os trabalhos anteriores e shows por várias cidades brasileiras, Abel investe na carreira solo. O EP “Dias de Solidão” é desse ano. Os singles “Só Vem”, “Voe” e “Segurar o Vento”, segundo o músico, estão com um bom desempenho nas plataformas digitais e têm ganhado espaço também em várias rádios.

No dia 4 de agosto ele estará no programa “Conectados”, na Rádio Universitária de Uberlândia. Em breve ele volta à cidade em que cresceu para divulgar “Bem Longe” e onde pretende fazer o show de lançamento dessa nova fase.

“Tenho um carinho muito grande por Uberlândia, é a cidade dos meus pais, dos meus avós… sou um praticamente um uberlandense nascido em Goiânia. Estou trabalhando com músicos e produtores excelentes e a banda está sendo lapidada para esses shows que estamos preparando, espero estar com vocês em breve”.

Enquanto esse dia não chega, é pelas redes sociais que ele mantém contato com sua audiência e segue batalhando todos os dias para viver da sua arte. 

Deixe um comentário