Serj Tankian lança o EP “Elasticity” e estrela documentário “Truth to Power”
A voz de Serj Tankian é uma das mais marcantes que surgiram nos anos 2000 no cenário do rock. À frente do System of a Down, banda que tem pelo menos três álbuns emblemáticos no início da década: “Toxicity” (2001), “Mesmerize” e “Hypnotize”, ambos de 2005. Quem frequentava a noite em Uberlândia e em qualquer outra cidade do país, acostumou-se a ouvir covers e mais covers de “Toxicity” e “Chop Suey!”, obrigatórias no repertório de bandas de rock ou hard rock.
Neste ano, Tankian lançou seu primeiro trabalho solo desde 2013, o EP “Elasticity”. Dois singles já ganharam videoclipes, “Elasticity” e “Electric Yerevan”. Em material de divulgação, o músico conta que a música foi inspirada pelos protestos em Yerevan, na Armênia, no verão de 2015, onde as pessoas protestaram contra as propostas de aumento nos preços dos serviços públicos. “Minha escrita daquela época está inscrita palavra por palavra na música”. A direção do videoclipe é de Garin Hovannisian e traz uma linha do tempo visual dos eventos que antecederam os protestos de 2015 e a Revolução de Veludo 2018, outro marco que mostra o poder das manifestações pacíficas pelo mundo.
No EP há elementos de rock, eletrônico, mashups, que marca a facilidade em que Tankian transita por diferentes gêneros. Para quem não quer ficar só no digital, foi feita uma tiragem em vinil de “Elasticity”.
DOCUMENTÁRIO
Além de cantor, compositor e poeta, Serj Tankian é artista visual e produtor de filmes, sempre muito conectados com sua luta pelos direitos humanos, assim com a sua música, impossível dissociar os dois. Ele nasceu no Líbano e passou a maior parte da sua vida em Los Angeles, nos Estados Unidos, sem nunca perder a conexão com suas origens. E sua carreira de astro do rock e ativista tem um retrato que vem ganhando elogios ao redor do globo no documentário “Truth to Power”, também com direção de Hovannisian.
O espectador poderá conferir como as ações de Tankian ajudaram a reais transformações políticas, como uma longa campanha que levou ao reconhecimento formal dos Estados Unidos do genocídio armênio adotada pelo Congresso americano em dezembro de 2019. O documentário pode ser assistido aqui, on demand, por US$ 12. Confira o trailer abaixo.
SERJ TANKIAN
ÁLBUNS SOLO
“Elect the Dead” (2007)
“Imperfect Harmonies” (2010)
“Harakiri” (2012)”
“Orca Symphony No. 1” (2013)
“Jazz-Iz Christ” (2013)
“Elasticity” – EP – (2021)
COM A SYSTEM OF A DOWN
“System of a Down” (1998)
“Toxicity” (2001)
“Steal This Album!” (2002)
“Mezmerize” (2005)