Loading…

Uberlândia tem agenda cultural gratuita em diversos espaços, uma chance para conhecer mais sobre a produção artística da cidade

Você, com certeza, já ouviu alguém dizer: “não tem nada pra fazer em Uberlândia”. Mas a verdade é que a cidade oferece, sim, uma programação cultural diversificada, com atrações para diferentes públicos. A agenda promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) contempla espaços em várias regiões da cidade — e o melhor: com acesso gratuito.

O Uberground reuniu algumas dessas dicas divulgadas pela Prefeitura de Uberlândia, com informações sobre horários, locais e acessos para os próximos dias de abril, maio e junho. São ótimas oportunidades para conhecer de perto o que os artistas locais têm produzido em diferentes linguagens. Tem ainda dois cursos gratuitos para quem busca se especializar na área de produção cultural.

🎨 Exposição “Entrelaços”


A exposição “Entrelaços” reúne desenhos, pinturas, gravuras e esculturas que destacam aspectos das relações afetivas, com obras assinadas pelos artistas plásticos Adélia Lima e Hélvio Lima — parceiros na vida e na arte. Com curadoria de Paulo de Carvalho, o acervo está em exibição na Galeria Lourdes Saraiva, na Oficina Cultural. As esculturas são de Adélia, enquanto as pinturas, gravuras e desenhos são de Hélvio. São obras produzidas ao longo de décadas, com técnica, sensibilidade e paixão.

🗓 Visitação: até 16 de maio, das 19h às 21h
📍 Local: Galeria de Arte Lourdes Saraiva – Oficina Cultural (R. Tiradentes, 24, Fundinho)

🎶 Dia Nacional do Chorinho
No próximo fim de semana, o Parque do Sabiá e o Mercado Municipal receberão apresentações em comemoração ao Dia Nacional do Chorinho, celebrado em 23 de abril. O grupo Regional Choro Bandido se apresenta em dois locais: no sábado (26), às 10h, no Parque do Sabiá; e no domingo (27), a partir das 10h30, no Mercado Municipal, durante mais uma edição do Mercado de Pulgas.

🗓 26 de abril, às 10h
📍 Parque do Sabiá
🗓 27 de abril, às 10h30
📍 Mercado Municipal

🐚 Exposição “Entre cores, marés e caracóis”

Quadros de Maria Mars (Reprodução Instagram)


A exposição “Entre cores, marés e caracóis”, de Maria Mars, é a primeira mostra individual da artista na Casa da Cultura. A exposição reúne produções realizadas ao longo de 15 anos e apresenta uma variedade de linguagens e experimentações. Inspirada pelo Cerrado — seu bioma natal —, Maria Mars gosta de explorar desde combinações vibrantes até os tons crus do papel kraft. Além das obras, o público pode participar de uma ação coletiva, por meio do projeto “Desenhos Viajantes” (2014-2025).

🗓 Visitação: até 21 de maio, das 12h às 17h
📍 Galeria de Arte Geraldo Queiroz e Sala de Experimentações Visuais – Casa da Cultura (Praça Cel. Carneiro, 89, Fundinho)

📸 Exposição “Festejos, a força dos gestos”

Paulo de Carvalho (Reprodução Instagram)


A exposição fotográfica “Festejos, a força dos gestos”, de Paulo de Carvalho, está aberta para visitação até 27 de junho. As imagens retratam manifestações populares em Uberlândia, como a “Lavagem do Largo do Rosário” — que abre a tradicional Festa do Congado — e o Encontro de Folia de Reis. O artista também é professor, arquiteto e paisagista.

🗓 Visitação: até 27 de junho, das 12h às 17h (dias úteis)
📍 Sala Expositiva da Diretoria de Igualdade Racial – Centro Municipal de Cultura (Praça Jacy de Assis, s/n)

🎓 Projetos de Formação Cultural
As duas últimas dicas são para quem busca se capacitar na área da produção cultural. A SMCT promove a 2ª edição do Projeto de Formação Cultural, com dois cursos gratuitos voltados ao desenvolvimento de agentes culturais. Os cursos são financiados pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Curso de Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas
📅 Inscrições: até 12 de maio aqui
📅 Curso: 29 a 31 de maio

Curso de Produção e Gestão de Projetos Artísticos
📅 Inscrições: até 12 de maio aqui
📅 Curso: 2 a 6 de junho

📍 Local: Centro Municipal de Cultura (Praça Jacy de Assis, s/n)
📞 Mais informações: (34) 3236-8011 (dias úteis, das 12h às 17h)

Deixe um comentário