Cineclube Cultura tem mostras temáticas que celebram o mês da diversidade e orgulho LGBTQIAP+
O Cineclube Cultura de junho celebra o mês da diversidade e o orgulho LGBTQIAP+ com quatro mostras temáticas. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia, a mostra tem o apoio do Projeto Somos, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
As obras selecionadas dialogam com a luta destas pessoas e o Somos participa do debate em torno das obras. O projeto de extensão da UFU é uma organização sem fins lucrativos que promove defesa jurídica, educação e promoção social da população LGBTQIAP+ de Uberlândia.
Temas relacionados à comunidade LGBTQIA+ permeiam as quatro edições de junho, e começou no último dia 6 com uma parceria Brasil/França com a mostra do diretor Ricky Mastro no dia 6.
A mostra segue nesta terça (13) com o tema “Amores Diversos” com uma seleção de delicadas histórias de amor, com destaque para o francês “Au bord de l’infini”, de Léon Diana.
Na próxima terça (20) é a vez da mostra “Diversidade Sexual”, que trafega por entre situações que confrontam as relações amorosas, nas quais dúvidas, traições, a morte de um ente querido, os primeiros momentos de auto descoberta, ou os longos anos de relação, nos são apresentados.
Para finalizar, dia 27 de junho tem a mostra “As Dores e Delícias de Ser Quem é”, que traz a tona histórias escondidas, os segredos, as memórias, as dores, mas também as delícias, de quem foi discriminado por sua orientação sexual, e por sua identidade de gênero.
O CINECLUBE
Com 36 anos de existência, o Cineclube Cultura traz referências da sétima arte para questões reais e urgentes.
Atualmente no Centro Municipal de Cultura (CMC), o Cineclube conta com uma estrutura profissional, com equipamentos de projeção e sonorização de última geração no Cineteatro Nininha Rocha. A ideia é trazer de volta a atmosfera do cinema no molde de salas alternativas dos grandes centros.
SERVIÇO
O QUE: Cineclube Cultura Mês do Orgulho LGBTQIAP+: Mostra “Amores Diversos”
QUANDO: terça (13/06)
HORÁRIO: a partir das 19h
ONDE: Cineteatro Nininha Rocha (Centro Municipal de Cultura)
ENTRADA FRANCA
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
APOIO: Projeto Somos (UFU)
PROGRAMAÇÃO DO MÊS: @cineteatronininharocha
FILMES DE 13 DE JUNHO
“AU BORD DE L’INFINI”
(França, 2021, 20 min)
Direção: Léon Diana
Sinopse: Baptiste decide fugir de seu luto, suicidando-se. Na estrada, ele conhece Emma, uma caroneira alegre, que mudará os planos de Baptiste.
“DEPOIS DO ALMOÇO”
(Brasil, 2010, 12 min)
Direção: Rodrigo Diaz Diaz
Sinopse: Seria um típico almoço de domingo até que alguns segredinhos são revelados, entre eles um sonho erótico capaz de mudar o rumo dessa prosa.
“EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO”
(Brasil, 2010, 17 min)
Direção: Daniel Ribeiro
Sinopse: A vida de Leonardo, um adolescente com deficiência visual, muda com a chegada de Gabriel, um novo aluno em sua escola, ao mesmo tempo em que lida com o ciúme da amiga Giovana.
“PÁGINAS DE MENINA”
(Brasil, 2008, 18 min)
Direção: Monica Palazzo
Sinopse: Em 1955, a jovem Ingrid começa a trabalhar na livraria Machado de Assis, onde conhece Silvia, a gerente. O que poderia ter sido apenas um encontro casual se torna uma história de amor, e vai influenciar as escolhas que moldarão seu futuro de forma importante e duradoura.
“ASSUNTO DE FAMÍLIA”
(Brasil, 2011, 12 min)
Direção: Caru Alves de Souza
Sinopse: Rossi reúne-se com a família e amigos para assistir a uma clássica partida de futebol num domingo à tarde. Com um pai e um irmão machistas e uma mãe sufocada pelo cotidiano, o rapaz busca encontrar o seu lugar na família.
“DOCE E SALGADO”
(Brasil, 2007, 07 min)
Direção: Chico Lacerda
Sinopse: Dois adolescentes, amigos de colégio, descobrem o desejo.
“CAFÉ COM LEITE”
(Brasil, 2007, 18 min)
Direção: Daniel Ribeiro
Sinopse: Um jovem estava prestes a sair de casa para morar com o namorado, quando os pais morrem em um acidente. Ele precisa, então, cuidar do irmão caçula. A partir daí, descobrem o que não sabiam um sobre o outro.