Ana Clara Guerra e Jack will conquistam prêmio inédito para Uberlândia no BDMG Instrumental
O que tornou tudo ainda mais especial foi ter recebido o grande prêmio da noite ao lado de mulheres com trabalhos impressionantes
Ana Clara Guerra
A 22ª edição do Prêmio BDMG Instrumental entrou para a história. Dos 12 finalistas, foram três mulheres entre os quatro vencedores. Esta é a primeira vez que isso acontece desde a criação do prêmio. Em 2023 a final foi realizada no Teatro Sesiminas, no dia 28 de maio. A violonista uberlandense Ana Clara Guerra é uma das premiadas ao lado da contrabaixista Camila Rocha, da pianista Igara e do trompetista Juventino Dias.
Os quatro vencedores, além de troféu, ganharam um prêmio em dinheiro de R$ 13 mil e farão dois shows dentro do programa Instrumental Sesc Brasil, um no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Belo Horizonte e outro em São Paulo, em 6 e 12 de dezembro. O prêmio é uma realização do Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
A comissão julgadora da etapa final foi composta por por Marcos Paiva Compositor, arranjador e contrabaixista (presidente da comissão); Maria Teresa Madeira, pianista, compositora e professora da UNIRIO; Marta Castelo Branco, flautista e professora da Universidade Federal de Música de Juiz de Fora; Vera Figueiredo, compositora, baterista, professora no IBVF Brasil; Mariana Peixoto, jornalista do Estado de Minas; Paulo Henrique Silva, jornalista do O Tempo; e Fernando Oliveira Viana, técnico da área de música da Gerência de Ação Cultural do Sesc SP.
Ana Clara se apresentou acompanhada pelo percussionista Jack Will, do flautista Gabriel Rimoldi e do baixista Eduardo Coelho. Jack Will também foi premiado como melhor instrumentista da edição, junto com o violonista Gilson Brito. A musicista apresentou um novo arranjo para a música “Baião Barroco”, do violonista Juarez Moreira e composições originais.
Em entrevista ao Ubergound, ela falou sobre como esse prêmio impacta em sua carreira.
“Foi muito especial defender minhas composições em um concurso tão importante, reconhecido como um dos maiores do país, ao lado de grandes amigos, que são músicos incríveis aqui de Uberlândia: Gabriel Rimoldi, Jack Will e Eduardo Coelho”.
Ana Clara fala também do ineditismo do prêmio para Uberlândia e o protagonismo feminino na premiação geral.
“Estou especialmente feliz por trazer esse prêmio pela primeira vez para a cidade, e nosso amigo Jack Will, recebeu também um merecidíssimo prêmio de melhor instrumentista da edição. O que tornou tudo ainda mais especial foi ter recebido o grande prêmio da noite ao lado de mulheres com trabalhos impressionantes, Igara e Camila Rocha, e de Juventino que fez uma apresentação impecável. Afinal, é um prêmio que, assim como a maioria dos contextos da música instrumental (festivais, concursos, etc), historicamente tem a característica de maior participação masculina e às vezes nenhuma feminina. Foi a primeira vez que três mulheres foram semifinalistas, chegaram à final, e as três foram premiadas. Foi emocionante ver de perto e ainda fazer parte”.
Natural de Uberlândia, Ana Clara é violonista e compositora graduada e com mestrado em Música e mestrado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É professora de violão no tradicional Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli (CEMCPC).
Seu trabalho composicional tem maior ênfase no campo da música eletroacústica, trilhas sonoras e composições instrumentais para diferentes formações. Em 2020, recebeu o Prêmio Jovem Instrumentista BDMG. Em 2021, teve uma composição para violão solo premiada no Concurso Sons da Cidade, de Belo Horizonte. Em 2022, recebeu o primeiro lugar no concurso Prêmio de Música das Minas Gerais. A musicista também integra a Associação Internacional de Violonistas Compositoras (AIVIC).
SHOW NO FERIADO
Para quem ler esta reportagem no feriado de Corpus Christi, 8 de junho, Ana Clara faz um convite. Ela, Jack Will, Gabriel Rimoldi e Eduardo Coelho receberão a cantora Karine Telles para um show em Uberlândia, no qual tocarão todas as músicas apresentadas no concurso.
O show acontece no Alfaiataria (Rua Barão de Camargos, 614, no bairro Fundinho, a partir das 20h.