A cena independente de rock uberlandense ganha mais um festival, o +QV, com primeira edição neste sábado, no Vinil Cultura Bar
Acontece hoje, em Uberlândia, no Vinil Cultura Bar, a partir das 18h, o festival Mais Que Viaduto (+QV), uma proposta que divulga artistas e bandas da cidade, inclusive e principalmente, aquelas que estão na luta para mostrar o som autoral, ou, músicas próprias. O nome +QV reforça que estruturas como estas são importantes, mas a cidade precisa crescer culturalmente também.
Uma das atrações da primeira edição é a banda Zonta, formada por Neto (vocal), Fred (bateria), Higor Ernandes (guitarra) e João Brandão (baixo). Em atividade desde 2019, com músicos que atuaram e atuam em outros projetos musicais em Uberlândia, lançou o primeiro EP, “Experimento de Perturbação Controlada Estratosférica”, no ano passado.
Os integrantes do Zonta afirmam que a banda é um “fruto de uma vivência em um Brasil calamitoso” e por isso esse projeto dá vazão a raivas, angústias e questionamentos sobre a realidade da maioria dos brasileiros. No som, junção de elementos do rock, do rap, do baião e até mesmo do axé, porque o Zonta destaca, principalmente, as brasilidades.
“Nós, amigos e músicos que temos bandas autorais sentimos uma lacuna grande em Uberlândia. Falta de espaço e falta de incentivo público para valorizar essa cultura do local e do autoral. Uberlândia é uma cidade muito rica, tem músicos muito bons e as casas de show não apostam muito no original”, disse o baixista João Brandão.
Qualquer iniciativa no cenário cultural de uma cidade, por menor que seja, pode reverberar. E foi ao perceber outras ações como os festivais independentes realizados recentemente em Uberlândia pelo Coletivo Capivara Rock, que essa turma do +QV resolveu também se reunir e colocar a mão na massa para somar ao movimento.
O DJ Viniish, que abre e fecha o evento, traz um set voltado para brasilidades; a Brubøs faz pop e emo cover; The Jungle Boyz chega com punk autora; o Zonta mostra seu rap rock autoral e Los Pedros traz um repertório cover de rock e grunge.
“Resolvemos fazer a nossa parte. A proposta é integrar e fazer o +QV crescer. Se for projetar um sonho, queremos que esse festival um dia aconteça em espaços públicos, seja numa praça ou na esplanada do Teatro Municipal”, comentou o baixista, um dos produtores do evento.
SERVIÇO
O QUE: Festival +QV
QUANDO: sábado (15/04)
HORÁRIO: a partir das 18h
ONDE: Vinil Cultura Bar (Avenida Segismundo Pereira, 1121, Santa Mônica)
INGRESSOS: R$ 20 – vendas online pelo Sympla ou no local
ATRAÇÕES: DJ Viniish | Brubøs | The Jungle Boys | Zonta | Los Pedros