Loading…
De tudo se faz canção - Capa

Organizadores lançam livro sobre os 50 anos do Clube da Esquina na Casa da Cultura na segunda-feira

Márcio Borges e Chris Fuscaldo estarão em Uberlândia na segunda-feira (Divulgação)

A Casa da Cultura de Uberlândia recebe na noite de segunda-feira (27) um evento de lançamento do livro “De Tudo Se Faz Canção – Os 50 anos do Clube da Esquina” (Garota FM Books, 300 páginas, R$ 149), em parceria com a Garota FM Books. Organizado por Márcio Borges (um dos principais letristas do Clube da Esquina) e Chris Fuscaldo (pesquisadora musical e biógrafa), o livro foi produzido em 2022 para marcar as cinco décadas do álbum que revolucionou a música brasileira. Os organizadores estarão no prédio Centenário do tradicional bairro Fundinho para autografar os exemplares.

Em 2022 o álbum “Clube da Esquina”, gravado por Milton Nascimento e Lô Borges, foi eleito o melhor disco já lançado no país, segundo ranking do podcast “Discoteca Básica’ com base em listas enviadas por 162 críticos, artistas e pesquisadores musicais. Entre esses pesquisadores estava Chris Fuscaldo.

Chris é pesquisadora musical, cantautora, jornalista e fundadora e diretora da Garota FM Books. Mestra e doutora e Literatura, Cultura e Contemporaneidade, é imortal da Academia Niteroiense de Letras. Autora dos livros “Discobiografia Legionária” (2016), “Discobiografia Mutante: Álbuns que Revolucionaram a Música Brasileira” (2018) e ‘Viver é Melhor que Sonhar – Os Últimos Caminhos de Belchior” (2021), assinou a curadoria do museu virtual “O Ritmo De Gil, lançado em 2022 no Google Arts & Culture”.

Ela juntou forças com Márcio Borges, compositor, escritor, professor e um dos fundadores do Clube da Esquina ao lado do irmão, Lô Borges e de Milton Nascimento. Antes de se tornar um álbum ou esse movimento musical que tanto orgulho traz para a música mineira, o Clube da Esquina foi uma canção composta pelos três.

Buscando também contemplar o mercado estrangeiro, o livro é bilíngue (Português/Inglês) e reúne depoimentos longos dos músicos envolvidos na produção – de Alaíde Costa, convidada na faixa “Me deixa em paz”, a Milton e Lô –, além de textos de Márcio Borges e uma biografia do movimento que colocou Minas Gerais no mapa da música brasileira escrita por Chris Fuscaldo.

Além de um faixa a faixa escrito por nomes como Ana Maria Bahiana, Charles Gavin, Patricia Palumbo, Kamille Viola, Ricardo Schott, Renato Vieira, Leandro Souto Maior, Bento Araujo, Carlos Eduardo Lima e outros pesquisadores musicais, o livro conta ainda com um prefácio e um posfácio contando como foram as comemorações em 2022, com depoimentos de atores do musical “Os Sonhos Não Envelhecem”, de Ricardo Alexandre (editor do podcast “Discoteca Básica”) e de Marcos Sabino, produtor do Festival Marazul, realizado em Niterói, onde o LP foi pré-produzido entre 1971 e 1972.

CURIOSIDADES

Os organizadores acreditam que este é o primeiro livro que ajudará os fãs a entenderem o que é, afinal, o loteamento Marazul, e poderão levar para casa uma foto atual da casa onde Milton, Lô, Beto Guedes e Jacaré – primo trespontano de Bituca – moraram no início da década de 1970. Além dessa, o livro traz diversas outras imagens históricas, desde Milton como crooner do grupo W’s Boys (que tinha Wagner Tiso na formação) até a despedida dele dos palcos na turnê “A Última Sessão de Música”.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do livro “De Tudo Se Faz Canção – 50 Anos do Clube da Esquina” com a presença dos organizadores Márcio Borges e Chris Fuscaldo
QUANDO: 27 de março (segunda-feira)
HORÁRIO: 19h às 21h
LOCAL: Casa da Cultura (Praça Coronel Carneiro, 89, Fundinho)
ENTRADA FRANCA

Deixe um comentário