21 de junho: Make Music Day Brasil
Você consegue imaginar o mundo sem música? Seja lá qual for a sua turma, sua ideologia, seu estilo ou mesmo se você não tem estilo nenhum, ela está sempre ao redor. E torna as coisas melhores pra todos, pra quem ouve e principalmente para quem faz música.
Nesta segunda-feira (21) acontece mais uma edição do Make Music Day – A festa mundial da música, e o Make Music Day Brasil contará com 60 cidades nessa rede que integra mais de mil cidades em 120 países para celebrar a arte de fazer música.
O evento que presencialmente reuniria cerca de 5 mil concertos ao vivo, ao ar livre e gratuito, assim como oficinas, aulas e jam sessions acontece pela segunda vez de forma virtual.
“Não só pra mim, mas para muita gente, todo dia é dia de música. Mas no dia 21 de junho foi criado o Make Music Brasil, uma data para celebrar a todos que estão envolvidos nesse universo maravilhoso da música” disse, em material divulgado para a imprensa, João Barone, baterista do Paralamas do Sucesso e embaixador do Make Music Brasil.
ORIGENS
O Make Music Day é inspirado na Fête de la Musique (Festa da Música), que acontece na França desde 1982. No Brasil, a iniciativa é tem apoio da Associação Nacional da Indústria da Música (Anafima), nos EUA da NAMM Foundation e coordenação da ONG Make Music Alliance.
COMO PARTICIPAR NO 21 DE JUNHO*
Ao vivo de casa – As pessoas serão convidadas para postar uma apresentação musical em casa e marcar três amigos para desafiá-los a fazer o mesmo.
Transmissão global ao vivo – Como um palco principal do Make Music Day, passará um fluxo de vídeo durante todo o dia, mostrando a rica diversidade de ser produzido em todo o mundo com os participantes do evento.
Live Home Studio (Estúdios de quarto) – Produtores farão música em casa usando sons que as pessoas enviam para eles no momento, enquanto transmitem ao vivo para que todos possam participar do processo de produção.
25×12: Aulas on-line ao vivo – Escolas/professores de música no Brasil e no mundo oferecem aulas em grupo gratuitas, em vários níveis. As aulas estarão disponíveis via Zoom Conference, Facebook ou Youtube.
Track Meet – equipes com quatro músicos correrão contra o relógio para criar novas faixas originais em um revezamento criativo. Usando a estação de trabalho de áudio virtual SoundTrap, cada músico terá 90 minutos para adicionar sua contribuição antes do próximo companheiro de equipe assumir o comando. No final do dia, a faixa de cada equipe será publicada on-line para que todos ouçam.
Serenatas nas janelas – Os músicos se apresentarão nas calçadas das casas de repouso para idosos ou abrigos de menores, levam alegria em forma de música enquanto praticam o distanciamento social. Os moradores podem colar um pedaço de papel colorido na janela para solicitar uma música.
Varanda e quintal musical – Músicos podem se apresentar nas varandas e quintais, embaixo de prédios e até na rua, levando música boa para sua vizinhança.
DJ Set – DJs podem participar do Make Music Brasil conectando seus equipamentos e marcando uma festa live.
Fonte: Makemusicday.org.